Ensino, Pesquisa e Extensão

Professoras da UFVJM lançam livro Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na Pandemia da Covid-19

publicado: 12/01/2022 17h02, última modificação: 12/01/2022 18h02
A obra é destinada, principalmente, a todos profissionais da educação e envolvidos na organização do ambiente escolar

Capa do livro Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na Pandemia de Covid-19
Capa do livro

As professoras do Departamento de Enfermagem da UFVJM Mirtes Ribeiro e Gabriela de Cássia Ribeiro lançaram um livro para auxiliar profissionais da educação na organização do ambiente escolar para retorno seguro às aulas no contexto da pandemia de covid-19. Com o título Procedimentos Operacionais para Reabertura de Escolas na Pandemia de Covid-19, o livro tem como principal objetivo fazer com que a comunidade escolar tenha um material de fácil acesso e linguagem que oriente nas modificações do ambiente escolar, para retorno presencial, no contexto da pandemia.

De acordo com uma das organizadoras do livro, professora Gabriela, a publicação traz, por meio de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), temas relevantes como limpeza e organização do ambiente escolar; fluxo de pessoas; procedimentos em caso de sintomas de covid-19; uso de Equipamentos de Proteção Individual; orientações para o transporte escolar; medidas de prevenção na educação especial e comunidades específicas como quilombolas; e, ao final, um roteiro de inspeção sanitária elaborado em parceria com a equipe da vigilância sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Diamantina.

Para Gabriela, o livro tem grande importância para a comunidade escolar, que precisa adaptar-se para assegurar as medidas de segurança necessárias à proteção da saúde das crianças, adolescentes e suas famílias. “Esperamos que sirva de material de consulta, pois os protocolos têm como base os documentos oficiais do Ministério da Educação e Secretaria Estadual de Saúde de MG e aqui são oferecidos de forma mais simples e esquematizada para facilitar essa reestruturação”, destaca.

A professora explica que a obra surgiu na unidade curricular Saúde Pública 1 como atividade prática remota. “Em parceria com alunos e professores do Programa de Pós-graduação Ensino em Saúde, os alunos elaboraram um curso on-line para professores de uma cidade do Vale do Jequitinhonha e os POP's como manual de consulta. O sucesso do curso foi tão grande que logo outros oito municípios se interessaram e foram também capacitados, agora com a participação da empresa júnior da Enfermagem – Cuidare”.

O livro é de acesso gratuito e está disponível para baixar.

Confira a obra.

Por Diretoria de Comunicação Social