Notícias

Ensino, Pesquisa e Extensão

Professoras da UFVJM lançam guia rápido sobre a inserção do dispositivo intrauterino

publicado: 27/04/2022 16h04, última modificação: 27/04/2022 16h04
Publicação é destinada, principalmente, a enfermeiros e médicos

Capa do Guia Rápido para Profissionais de Saúde Sobre a Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU).PNG

Capa do livro Guia Rápido para Profissionais de Saúde sobre a Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU)

As professoras da UFVJM e coordenadoras do Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo de Diamantina, Helisamara Mota Guedes e Fabiana Angélica de Paula, lançaram, neste mês, o livro Guia Rápido para Profissionais de Saúde sobre a Inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU). A publicação tem como principal objetivo ser um material de consulta rápida para otimizar as consultas clínicas com foco no planejamento reprodutivo e inserção do dispositivo intrauterino.

De acordo com a professora Helisamara, o livro “traz um compilado dos principais pontos que são imprescindíveis para o profissional de saúde como: legislações que respaldam a prática, os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, a consulta de enfermagem, o dispositivo intrauterino (indicações, contraindicações, materiais necessários, técnicas de inserção, dentre outros), fluxogramas de atendimentos, impressos utilizados no dia a dia, entre outros”.

Além desse foco, a publicação também traz informações que contribuem para a prática no Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo. “Queremos dar visibilidade ao que construímos e ao que nos foi repassado por profissionais de outros serviços. Nosso maior desejo é que mais mulheres tenham acesso aos diversos métodos contraceptivos e possam planejar sua vida reprodutiva”, detalha a coordenação do ambulatório.

Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo

O Ambulatório de Planejamento Reprodutivo de Diamantina é uma parceria da UFVJM, Prefeitura de Diamantina - por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, da 3ª Promotoria de Justiça de Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da Comarca de Diamantina (MG) e Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MG). De acordo com a professora Helisamara Guedes, os atendimentos no Ambulatório Interdisciplinar de Planejamento Reprodutivo, localizado na Policlínica em Diamantina, foram iniciadas no ano de 2021. “Trata-se de um projeto de extensão, fruto de parceria dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFVJM, em que são realizadas consultas clínicas voltadas para o planejamento reprodutivo e inserção do dispositivo intrauterino”, detalha.

Helisamara também destaca que, visando ampliar as ações do projeto, está sendo oferecido um curso para profissionais de saúde de oito municípios da Região Ampliada de Saúde de Diamantina. “E o livro será um referencial teórico para qualificar os profissionais de saúde, principalmente os que atuam na atenção básica, quanto à consulta de enfermagem com foco na saúde sexual e reprodutiva. O nosso objetivo é que mais mulheres possam ter acesso a um planejamento reprodutivo”, enfatiza a professora.

Acesse o livro.

 

O projeto Ambulatório de Planejamento Reprodutivo tem registro (número 2022101202230696) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.

 

Por Diretoria de Comunicação Social