Institucional

Nova plataforma vai oferecer apoio estratégico aos programas de pós-graduação da UFVJM

publicado: 26/10/2022 16h58, última modificação: 26/10/2022 16h58
Objetivo é atuar no diagnóstico e acompanhamento do desempenho dos programas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) acaba de contratar, por quatro anos, os serviços da plataforma Stela Experta PG para apoio estratégico aos 24 programas de pós-graduação da UFVJM.

A nova ferramenta será utilizada para diagnóstico e acompanhamento do desempenho dos programas com vistas à avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de proporcionar uma gestão mais eficiente da pós-graduação embasada em dados técnicos e na simulação da performance dos programas junto a seus pares e por meio dos critérios das áreas de avaliação da Capes.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Fonseca, “a contratação da ferramenta Stela Experta PG tem por objetivo auxiliar os coordenadores e os colegiados dos cursos de pós-graduação da universidade na gestão eficiente dos programas, com tomadas de decisão que visem à excelência dos nossos cursos”.

A previsão é que a implantação da nova plataforma na UFVJM ocorra em novembro de 2022.

A Plataforma Stela Experta PG

Criada pela startup Stela Tek, a plataforma Stela Experta PG foi criada para oferecer soluções tecnológicas para instrumentalizar as Instituições de Ensino Superior (IES) e as Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) na gestão estratégica das informações.

De acordo com o site da startup, o objetivo é “criar soluções para apoiar as IES/ICTIs no gerenciamento de processos de fomento, ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, garantindo mais agilidade, confiabilidade, assertividade e transparência nos processos de tomada de decisões nessas instituições”.

Por Diretoria de Comunicação Social