Institucional

Laboratórios da UFVJM são associados ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia

publicado: 15/12/2022 16h08, última modificação: 15/12/2022 16h08
UFVJM participa da iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia com Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPED-VALE), da Faculdade de Medicina, e Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da UFVJM

Dentre centenas de projetos avaliados, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq MCTI) escolheu dois projetos da UFVJM para integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT).

Segundo o CNPq, o objetivo do programa é articular e agregar os melhores grupos de pesquisa do Brasil em áreas de fronteira da ciência e em campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país, em nível competitivo internacionalmente. Também se pretende estimular o desenvolvimento da ciência e da tecnologia de ponta “associada a aplicações, promovendo a inovação e o espírito empreendedor, em articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia”.

As iniciativas da UFVJM que agora fazem parte do programa INCT POX são o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPED-VALE), da Faculdade de Medicina, e o Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Coordenados pelo professor Danilo Bretas de Oliveira e professora Etel Rocha Vieira, os projetos associados ao INCT que serão desenvolvidos na UFVJM, com recursos necessários para o seu desenvolvimento são os seguintes: 1- Avaliação da circulação silenciosa de OPVs  em populações de área endêmica para Vaccinia Vírus . 2- Desenvolvimento de teste molecular para diagnóstico diferencial de vaccinia virus,  monkeypox vírus e varicela zoster.

Para o professor Danilo, "a associação da UFVJM no Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia é de fundamental importância para consolidação das nossas linhas de pesquisa com agentes infecciosos e também para geração de tecnologia que possa ser empregada para combate às infecções, tais como as utilizadas em nossos laboratórios de diagnóstico que atendem todo Vale do Jequitinhonha".

Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs)

O Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCTs)  caracteriza-se por grandes projetos de pesquisa de longo prazo em redes nacionais e ou internacionais de cooperação científica envolvendo pesquisadores e bolsistas das mais diversas áreas, para o desenvolvimento de projetos de alto impacto científico e de formação de recursos humanos. Cada um dos INCT atualmente em execução atuam em um tema de diferentes áreas do conhecimento, seja de Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Agrárias, envolvendo cerca de milhares de pesquisadores e bolsistas em temáticas complexas, estruturados em subprojetos, muitos dos quais descentralizados nos diferentes laboratórios e centros que integram a rede de pesquisa.

Cada INCT possui como coordenação uma instituição-sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia & Informação (CT&I).

Conheça os INCTs.

*Com informações da UFMG