Notícias

Projeto PsicoeducAção: a arte no combate à psicofobia lança podcast

publicado: 22/04/2021 18h00, última modificação: 22/04/2021 17h59
Primeiro episódio traz como tema O transtorno mental, preconceito e pandemia

O projeto de arte e cultura PsicoeducAção: a arte no combate à psicofobia lançou o podcast Psicocast, com objetivo de promover a discussão entre profissionais de saúde mental e psiquiatria sobre temas com enfoque em psicoeducação.  

O primeiro episódio traz como tema “O transtorno mental, preconceito e pandemia” e já pode ser ouvido pelo canal do projeto no YouTube aqui. Os episódios terão frequência de lançamentos quinzenais, às 18 horas das quintas-feiras.

De acordo com a coordenadora do projeto PsicoeducAção, a professora da Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc), Camila de Lima, serão lançados episódios sempre com a participação de convidados especialistas na área de saúde mental.

Além do desenvolvimento de podcasts, a professora explica que o projeto PsicoeducAção seguirá com a veiculação de vídeos educativos. “Os vídeos serão veiculados pela plataforma YouTube, no canal PsicoeducAção, e abordarão o estigma a que pessoas com algum transtorno e/ou deficiência mental estão sujeitas, seja por parte de si mesmas e/ou por terceiros”, destaca, Camila. 

PsicoeducAção

O Projeto PsicoeducAção: a arte no combate à psicofobia, contemplado pelo Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte) na UFVJM,  tem como objetivo a educação e prevenção em saúde mental. Segundo a coordenadora do projeto, professora Camila, o projeto trabalha para “desmistificar os estigmas relacionados aos pacientes com transtornos psiquiátricos e a busca por auxílio psiquiátrico e de saúde mental, de forma lúdica, crítica e contemporânea, permitindo traçar novas abordagens no combate à psicofobia”.

A professora Camila explica que em seu segundo ano de vigência, o PsicoeducAção, de forma totalmente remota, foi reformulado a fim de atender as necessidades de distanciamento social em decorrência da Covid-19. “Neste ano de 2021, o PsicoeducAção ocorrerá, principalmente, na forma de podcast, com a discussão por profissionais de saúde mental e psiquiatria de temas previamente selecionados, com enfoque em psicoeducação”. 

Saiba mais sobre o projeto. Acesse:

 Canal no YouTube

 Instagram