Graduação em Enfermagem e mestrado de Ensino em Saúde oferecem curso de capacitação para profissionais da educação do Serro

publicado: 26/04/2021 15h50, última modificação: 27/04/2021 09h18
Curso Implementação do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais de Ensino, no contexto da pandemia de Covid-19, é oferecido a profissionais das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino

O curso de graduação em Enfermagem, por meio da disciplina Saúde Pública I, em parceria com o Mestrado de Ensino em Saúde (ENSA), da UFVJM, está oferecendo o curso de capacitação Implementação do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais de Ensino, no contexto da pandemia de Covid-19 no município de Serro.

Em formato on-line, a capacitação começou no último dia 12 e vai até o próximo dia 30 de abril, atendendo cerca de 420 pessoas das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino do município. A ação conta com a parceria das Secretarias de Saúde e de Educação do Serro.

De acordo com uma das coordenadoras da capacitação, a professora do Departamento de Enfermagem, Gabriela de Cássia Ribeiro, o principal objetivo do curso é contribuir para que haja o retorno seguro às atividades escolares presenciais, assim que as condições epidemiológicas da Covid-19 permitirem.

“A enfermagem sempre teve como premissa básica levar todo o conhecimento gerado para além dos muros da universidade, fazendo com que toda ação seja uma experiência de aprendizado para o aluno. Por isso, estamos sempre abertos a parcerias com prefeituras e outras instituições, pois sabemos da importância de apoiar os serviços e consequentemente, contribuir para a melhoria da saúde e condições de vida da população. As parcerias são antigas, mas com o advento da pandemia de Covid-19, nós nos colocamos à disposição de todas as prefeituras e instituições da nossa região para ajudar no combate à doença”, destaca a professora.

A capacitação foi idealizada e é coordenada pela professora Mirtes Ribeiro, e também conta com a coordenação, além da professora Gabriela, do professor João Luiz de Miranda.

Curso de Enfermagem da UFVJM é parceiro do Serro na realização da vacinação drive-thru
(Crédito da foto: Ana Carolina Lanza Queiroz)

Mais parceria em ações na Vigilância em Saúde do Serro

Além da oferta do curso de capacitação, a graduação em Enfermagem da UFVJM também é parceira do Serro em outras ações de vigilância em saúde. Segundo a professora Gabriela, acatando a sugestão do Ministério da Saúde, tanto para a vacinação contra Covid-19 quanto contra a Influenza, o município buscou parceria com o curso de graduação em Enfermagem a fim de incrementar as equipes e, portanto, agregar um apoio adicional às estratégias de vacinação.

“Essa medida propiciou a contribuição adicional de outros docentes, tanto nas ações práticas quanto logísticas, com destaque para Ana Carolina Lanza Queirós, George Sobrinho Silva, Maria da Penha Rodrigues Firmes, Mirtes Ribeiro e Fabiana Angélica de Paula. Outros acadêmicos, inseridos em campos de estágio de outros municípios, também puderam contribuir pontualmente com as atividades”, descreve Gabriela.

A professora também cita que estão sendo realizadas diversas ações para contribuir com ações na Vigilância em Saúde do Município, por meio da disciplina do Estágio Supervisionado II. Entre elas, estão: “participação em reuniões do Comitê Extraordinário de Enfrentamento à Covid-19; atualização dos Protocolos Municipais para Enfrentamento da Covid-19; lançamento e encerramento das notificações de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave; preenchimento e atualização semanal da planilha para monitoramento de casos novos de Covid-19; quantificação da ocupação de leitos hospitalares e óbitos por Covid-19; e organização e apoio da capacitação dos agentes sanitários, participação da logística de distribuição de vacinas contra a Covid-19”.

Essas ações estão sendo realizadas pela aluna Amanda Miranda Castro, sob supervisão das professoras Daisy de Rezende Figueiredo Fernandes e Liliane da Consolação Campos Ribeiro.

Saiba mais sobre as ações do curso de Enfermagem da UFVJM. Acesse o perfil do curso no Instagram aqui ou no Facebook aqui.