Institucional

Fazenda Experimental do Moura é tema de reunião entre reitor e vereadores de Curvelo

publicado: 29/10/2021 18h54, última modificação: 03/11/2022 08h37
Gestor da UFVJM reforçou compromisso da instituição com o município

Na última segunda-feira, 25 de outubro, o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, esteve na Câmara Municipal de Curvelo, em atendimento ao requerimento do vereador Humberto Freire Pereira, que solicitou esclarecimentos sobre a renovação da cessão de direito real de uso da Fazenda Experimental do Moura - assunto tratado na Lei Municipal nº  3.366/2020 e seus anexos. Acompanhando o reitor, estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Planejamento e Orçamento, Flaviana Dornela Verli; o diretor de Produtos e Serviços, Cleuber Boari; e o diretor da Superintendência de Produção Agropecuária das Fazendas Experimentais (Superagro), Josimar Rodrigues Oliveira.

Janir Alves Soares participa de reunião na Câmara Municipal de Curvelo
(Foto: https://www.youtube.com/watch?v=sli7oFyRSu0&t=5899s)

O reitor reforçou o compromisso da UFVJM com o Município de Curvelo, bem como a necessidade de realinhar o cronograma constante no Anexo I da Lei Municipal, cujos atrasos foram causados pela suspensão das atividades presenciais na universidade em consequência da pandemia Covid-19. “Estamos dando continuidade aos esforços para a busca de recursos orçamentários que irão criar condições de estadia e de trabalho na Fazenda Experimental do Moura, com o objetivo de receber alunos e servidores e também a comunidade externa para acompanharem o dia-a-dia do local”, comenta Janir Soares.

Durante a sua explanação, o reitor também falou sobre o cumprimento dos compromissos firmados no Anexo I da lei que trata do assunto. São eles:

• Melhoria das vias internas da Fazenda Experimental do Moura, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curvelo;
  • Ampliação dos equipamentos de pesquisa, com disponibilização de recursos para a reforma de uma ensiladeira e a aquisição de geladeira/refrigerador duplex e forno microondas para melhorar as condições de trabalho;
  • Revisão da rede elétrica pela equipe de engenheiros da UFVJM;
  • Manutenção do transporte de pessoal da UFVJM, mesmo que reduzido em função da pandemia;
  • Continuidade e funcionamento do Setor de Ovinocultura de Corte, com um plantel médio de 165 animais;
  • Manutenção de diálogo com a Prefeitura Municipal e sua equipe de obras, apresentando um projeto mais robusto que visa evoluir a Fazenda Experimental do Moura para um Campus Avançado;
  • Apresentação de proposta à Prefeitura Municipal para reforma/adequação/melhoria das infraestruturas dos alojamentos e do setor administrativo, para dar condições de segurança, usabilidade e conforto para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, com uma contrapartida de investimentos da ordem de R$ 44 mil reais na aquisição de insumos.

Como próximos passos por parte da universidade, o reitor citou a aquisição de máquinas, implementos e equipamentos agrícolas em curto e médio prazo para atender a manutenção e ampliação das atividades acadêmicas e a elaboração dos projetos e licitação de empresa para a reestruturação da rede elétrica e da subestação. “Aguardamos a apresentação de contraproposta e contrapartida da Prefeitura Municipal de Curvelo, para iniciarmos as adequações e melhorias da infraestrutura. Solicitamos uma reunião com o prefeito para discutirmos também a contribuição do executivo local com a possível instalação de um sistema de circuito integrado de câmeras e TV, com o objetivo de reduzir o custo efetivo de vigilância da UFVJM para que possamos redirecionar e otimizar o uso dos recursos orçamentários em benefício do melhor desenvolvimento e funcionamento da Fazenda Experimental do Moura”, completa o reitor Janir Soares.

Criação da Superagro

Importante destacar que, apesar da pandemia e das dificuldades orçamentárias vivenciadas pela UFVJM,  o setor que gerencia as fazendas experimentais da Universidade foi reestruturado, passando de Divisão de Fazendas, vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), à Superintendência de Produção Agropecuária das Fazendas Experimentais (Superagro), diretamente ligada à Reitoria. “Essa reestruturação interna representa uma oportunidade de ampliar as atividades do núcleo das Ciências Agrárias e áreas correlatas, no sentido de otimizar a capacidade institucional da UFVJM”, explica o reitor.

Como deliberação final, ficou estabelecido o compromisso da Reitoria de retornar à Câmara Municipal de Curvelo no mês de abril de 2022 para apresentar à sociedade um relatório das ações desenvolvidas nesses próximos  seis meses.

A participação do reitor da UFVJM na reunião da Câmara Municipal de Curvelo, no dia 25 de outubro, pode ser assistida na íntegra a seguir ou por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=sli7oFyRSu0&t=5899s.

Por Diretoria de Comunicação Social