Notícias

Elaboração de novos projetos de reforma e licitações de obras fazem parte do trabalho da Prateleira de Projetos da UFVJM

publicado: 20/04/2021 19h27, última modificação: 22/04/2021 09h31
Ação da Proad já deu andamento a diversos projetos e obras na universidade

Com o objetivo de obter informações detalhadas das áreas construídas que tinham projetos desatualizados, incompatíveis ou inexistentes na universidade, foi criada a ação denominada Prateleira de Projetos da UFVJM, sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) da Pró-Reitoria de Administração (Proad). O trabalho teve início em 2020 e já atuou em diversas frentes, procurando auxiliar futuras licitações, elaboração de projetos e serviços de manutenção predial.

Publicações anteriores divulgadas no portal da universidade mostraram que a ação foi dividida em cinco categorias e abordaram as três primeiras: Etapa 1 - Levantamento das áreas das edificações da UFVJM; Etapa 2 - Projetos de regularização; Etapa 3 - Projetos de atualização de obras não finalizadas. Acesse a notícia anterior clicando aqui.

A Etapa 4 - Elaboração de projetos de reforma e/ou novas edificações é a que tem o maior número de ações executadas pela equipe da Dinfra. Na Etapa 5 - Projetos / Licitações diversos, os planejamentos e estudos já foram iniciados. 

Conheça as ações da quarta e quinta etapas da Prateleira de Projetos da UFVJM, nesta terceira e última publicação sobre o assunto: 

Etapa 4 - Elaboração de projetos de reforma e/ou novas edificações

4.1 - Projeto para adaptação do terceiro pavimento da Biblioteca para utilização como Central de Projetos & Desenvolvimento (CP&D) - Campus JK (Diamantina)

A equipe da Dinfra já elaborou os projetos de adequação do terceiro pavimento do prédio da Biblioteca do Campus JK para comportar a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Centro de Inovação Tecnológica (Citec) e Fundação Diamantinense de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fundaepe). O objetivo é criar ambientes integrados para receber demandas, direcionar os fluxos, elaborar, coordenar e até mesmo executar projetos de pesquisa, extensão e de desenvolvimento - uma importante contribuição da UFVJM à nossa região. Serão realizadas adaptações das instalações elétricas, utilização de esquadrias/blindex para o isolamento acústico entre os pavimentos, além da adequação do acesso, com o isolamento de uma das escadas da Biblioteca. 

4.2 - Adequações elétricas das salas de aula - Campus Unaí

Para que possam funcionar como laboratórios, as salas do Pavilhão de Salas de Aula do Campus Unaí necessitam de adequações na rede elétrica interna. Para viabilizar esse trabalho, a equipe da Dinfra já fez o levantamento técnico e a obra tem previsão de ser executada no primeiro semestre de 2021. (No SEI tem o processo 23086.002709/2021-85, contendo o Documento de Formalização de Demanda (SEI 0320452). 

4.3 - Serviços comuns de engenharia

Por meio da modalidade de licitação de Sistema de Registro de Preços (SRP), foram contratados diversos serviços comuns de engenharia que começaram a ser executados em 2020, com previsão de finalização ao longo deste ano. Dentre os serviços contratados, podem ser destacados:

 Rede interna de média tensão do Campus Unaí - etapa final para eletrificação definitiva do campus;

 Instalação de transformador na Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc);

 Adequações elétricas dos laboratórios localizados no Prédio de Salas de Aula do Campus Janaúba;

 Reparos na cobertura em policarbonato do Prédio de Salas de Aula do Campus Janaúba - Concluído;

 Ramal alimentador Blocos de Engenharia e projeto de incêndio do restaurante do Campus JK (Diamantina). 

4.4 - Obras - Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)

A partir de projetos desenvolvidos pela Dinfra, foram executadas obras com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ao longo de 2020. São elas:

 Centro de Pós-Graduação e Tecnologia em Química (CPPTeq) - Concluída;

 Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias (CPCA) - Concluída;

 Centro de Pesquisa Florestal (Cepef) - Contrato assinado. A obra será iniciada em 2021. 

4.5 - Projetos diversos - Campus JK (Diamantina)

Projetos prontos que foram elaborados sob a supervisão da Dinfra ao longo dos anos de 2019 e 2020:

 Prédio do Curso de Química - Faculdade de Ciências Exatas (Facet);

 Galpão de Tecnologia da Madeira - Engenharia Florestal / Faculdade de Ciências Agrárias (FCA);

 Projeto de ampliação de edificação para uso da Coordenação de Processos Seletivos (Copese). 

4.6 - Fazenda Experimental do Moura - Curvelo

Com o objetivo de elaborar projetos para adequações e reforma nas dependências da Fazenda Experimental do Moura, situada no município de Curvelo, a equipe da Dinfra esteve no local, no final de 2020, e fez trabalhos de inspeção e levantamentos preliminares. 

4.7 - Projeto para elaboração dos laboratórios do Icet - Campus do Mucuri (Teófilo Otoni)

A construção dos laboratórios do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (Icet) do Campus do Mucuri é também considerada extremamente importante e vai contemplar, principalmente, os alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Hídrica e Engenharia de Produção, além dos programas de pós-graduação vinculados ao Icet. Atualmente, não existem laboratórios específicos para as aulas práticas profissionalizantes, ocasionando um déficit no processo de formação dos futuros profissionais. A obra está prevista no PAC 2020 da UFVJM (item 297), indicada com prioridade alta. 

Etapa 5 - Projetos /Licitações diversos

5.1 - Cobertura de policarbonato - Campus Unaí

Devido a danos na estrutura da cobertura em policarbonato do Pavilhão de Salas de Aula do Campus Unaí, foi necessária a contratação de empresa para o conserto das avarias. A dispensa de licitação foi realizada no final de 2020 e a finalização dos serviços está prevista para o primeiro semestre deste ano.

5.2 - CFTV - Campus JK (Diamantina)

Foi iniciado o planejamento para estudo de viabilidade da contratação de empresa para instalação de Circuito Fechado de Televisão para monitoramento do Campus JK. 

5.3 - Reservatório de água - Campus JK (Diamantina)

Foi iniciado o planejamento para contratação de empresa para instalação de reservatório de água a ser utilizado como reservatório adicional e/ou reservatório de incêndio do Campus JK. 

5.4 - Manutenção da rede de média tensão - Campus do Mucuri (Teófilo Otoni)

Devido às fortes chuvas de final de ano, o Campus do Mucuri sofreu uma descarga atmosférica que resultou no rompimento da rede que fornece energia a três edificações. Em caráter emergencial, a Diretoria de Infraestrutura fez o levantamento técnico para licitar a manutenção da rede. 

“Concluída todas as etapas da Prateleira de Projetos da UFVJM, a universidade terá em mãos um importante banco de dados para fins de planejamento dos futuros recursos de investimentos - uma demanda que deve constar no Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026 como meta a ser alcançada na fase de consolidação da infraestrutura física dos nossos campi. Não obstante, perante extensa área já construída e por finalizar, levando-se em conta os custos de manutenção, a gestão administrativa da universidade objetiva otimizar a utilização dessa nossa mega estrutura, desenvolvendo atividades em espaços multiusuários”, pondera o reitor Janir Alves Soares.