Ensino, Pesquisa, Extensão

Dia da Ciência e do Pesquisador oferece programação diversificada, on-line e gratuita

publicado: 05/07/2021 16h19, última modificação: 05/07/2021 17h21
Um dia inteiro para falar e pensar a ciência

Que tal passar um dia inteiro aprendendo e se apaixonando pelos vários temas da ciência? Essa é a proposta para comemorar em Minas Gerais o Dia da Ciência e do Pesquisador, celebrado na próxima quarta-feira, dia 8 de julho. A programação é muito criativa e interessante, voltada para professores, estudantes e demais interessados.

Nunca falamos tanto da ciência como agora, seja para enfrentar a pandemia ou para combater o negacionismo que nos afeta todos os dias, sobretudo quando norteia políticas públicas. Por isso, a ciência precisa sair das universidades e institutos de pesquisa para que toda a sociedade possa compreendê-la e defendê-la.

A participação no evento é aberta e gratuita. Apenas os interessados em receber certificado ou em participar das oficinas devem clicar neste link para se inscrever. As palestras e oficinas tratam de temas diferentes como iniciação científica nas escolas, feiras de ciências on-line, robótica, astros, ilustrações, como diferenciar notícias verdadeiras de falsas sobre temas de ciência.

A comemoração do Dia da Ciência e do Pesquisador é uma iniciativa do coletivo "Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento em Minas Gerais" (CTSmov MG), liderado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais. Participam deste coletivo várias instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, sindicatos docentes e movimentos estudantis do estado. A Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) também faz parte do coletivo e a UFVJM é membro da rede desde 2015.

O Dia da Ciência e do Pesquisador celebra o dia da fundação da SBPC, entidade que luta pela valorização da ciência no Brasil. Confira a programação e reserve o dia para saber mais sobre os mais diversos temas da ciência.

Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC

A RMCC foi criada em 2015 com o objetivo de reunir e dar força às instituições e aos agentes divulgadores de ciência, com o objetivo específico de potencializar a divulgação científica em Minas Gerais. A rede possui dois macros objetivos de trabalho: tornar de conhecimento público os avanços da ciência, tecnologia e inovação do estado e promover estudos e constante especialização de seus membros. A UFVJM faz parte da Rede Mineira de Comunicação Científica desde sua criação e é representada pela Diretoria de Comunicação Social.

Por Diretoria de Comunicação Social