UFVJM abre editais Pibid e Residência Pedagógica

publicado: 21/02/2020 10h26, última modificação: 27/02/2020 09h13
Inscrições estão abertas até 9 de março; selecionados vão compor cadastro reserva

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou ontem (20) editais dos processos seletivos para compor cadastro reserva do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP/UFVJM) e Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UFVJM).

As inscrições vão até 9 de março e são feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico, envio de memorial e documentos especificados nos editais.

Para a seleção do Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP/UFVJM), podem participar alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura. As vagas são para os subprojetos de Ciências Biológicas; Educação Física; Geografia; História; Licenciatura em Educação no Campo; Letras, Matemática; Pedagogia e Química.

Para a participação como residente do programa RP, os requisitos são:

I ‐  Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da UFVJM na área do subprojeto;

II ‐  Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período;

III ‐ Declarar ter condições de dedicar pelo menos 25 horas mensais para desenvolvimento das

atividades da residência pedagógica;

Os alunos matriculados no Bacharelado em Humanidades (BHU) podem candidatar-se ao programa, desde que tenham integralizado no mínimo 50% da carga horária.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Entre os objetivos do programa, estão o incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica e a promoção da adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Confira as orientações para o processo de seleção do Programa de Residência Pedagógica no edital, neste link.

Para o processo seletivo de bolsista de Iniciação à Docência, as vagas são para as seguintes áreas: Ciências Biológicas; Educação Física; Geografia; História; Letras/Línguas Estrangeiras; Licenciatura em Educação do Campo; Pedagogia; Matemática TO; Matemática EaD e Química.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem os seguintes objetivos:

I– incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

II– contribuir para a valorização do magistério;

III– elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

IV– inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino/aprendizagem;

V– incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério;

VI– contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Acesse aqui o edital do Pibid e neste link a retificação do edital.

Inscreva-se!