Timbre

Ministério da Educação

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Ofício nº 127/2020/PROACE

Diamantina, 12 de agosto de 2020.

Aos Discentes da Moradia Estudantil Universitária

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000, Alto da Jacuba

CEP: 39100-000 – Diamantina/MG

  

Assunto: Necessidade de isolamento social neste período de pandemia da Covid-19.

 

  

Senhores discentes da Moradia Estudantil Universitária,

 

 

A Reitoria e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, vem, pelo presente, comunicá-los que:

Na ocasião em que foi deflagrada a Pandemia Mundial do Coronavírus - Covid-19, a Reitoria juntamente com a Proace, disponibilizaram auxílio e transporte para que os discentes ranqueados no Programa de Assistência Estudantil que se encontravam na Moradia Estudantil Universitária pudessem retornar às suas residências. 

Conforme e-mail enviado pela Proace, no dia 02 de abril de 2020, in verbis:

 

Não está autorizado o retorno à MEU dos discentes que já voltaram para suas casas pelo sério motivo de segurança/biossegurança, justamente pelo bom senso que nos foi solicitado na ocasião. Tivemos todo um conjunto de ações para liberar e facilitar a volta de várias pessoas entendendo caso a caso e sei que todos são provas do quanto nos esforçamos para fazê-lo. Quem hoje está na MEU sob diversas circunstâncias e justificativas, não permaneceu de forma aleatória, pois o respeito foi dado a cada um, bem como a responsabilidade por si mesmo e pelo coletivo. 

 

A Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, autoriza a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, ou seja, não temos atualmente a previsão do retorno às aulas presenciais.

É sabido por todos que neste momento de pandemia a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os órgãos de epidemiologia orientam a todo momento o isolamento social, de modo a evitar o contágio e a proliferação do coronavírus. Nesse sentido, em atendimento a essas orientações e considerando o aumento expressivo do número de casos do coronavírus na cidade de Diamantina, a Reitoria e a Proace, recomenda aos discentes que encontram-se na Moradia Estudantil Universitária a saída em casos estritamente necessários, evitando, assim, pernoitarem fora da Moradia. Os discentes que optarem por sair, viajar e afins, ficam impedidos de retornar, de forma a evitar a disseminação da doença e garantir a saúde daqueles que estão na Moradia, bem como dos servidores terceirizados que permanecem exercendo suas funções de limpeza e segurança.

Cabe ressaltar ainda que os discentes que estão em suas residências permanecem impossibilitados de retornar à Moradia enquanto não houver a possibilidade de testagem periódica com o respectivo controle da quarentena, bem como a vacinação, no intuito de resguardar a saúde e promover o bem-estar dos discentes de forma responsável e segura por parte da UFVJM.

Agradecemos a compreensão de todos e pedimos atenção e cumprimento nas orientações dos órgãos oficiais de saúde que, diuturnamente, trabalham em prol de conter a disseminação do coronavírus. A colaboração de todos é de extrema importância para que possamos vencer essa Pandemia.

  

Atenciosamente,

 

JUSSARA DE FÁTIMA BARBOSA FONSECA

Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis

PROACE/UFVJM

 

 

 

 

JANIR ALVES SOARES

Reitor da UFVJM

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jussara de Fatima Barbosa Fonseca, Pro-Reitor(a), em 14/08/2020, às 15:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Janir Alves Soares, Reitor, em 14/08/2020, às 18:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufvjm.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0148674 e o código CRC 6751B3C6.




Referência: Caso responda este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23086.009065/2020-75 SEI nº 0148674

Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000  - Bairro Alto da Jacuba, Diamantina/MG - CEP 39100-000