Campus do Mucuri inicia produção de álcool líquido 70º

publicado: 10/11/2020 14h43, última modificação: 10/11/2020 15h57
Ação visa contribuir para combate à Covid-19 na cidade de Teófilo Otoni

Representantes de instituições de Teófilo Otoni recebem álcool líquido 70º produzido no Campus do Mucuri. (Foto: Juliana Pereira de Oliveira)

O Campus do Mucuri da UFVJM, agora, está produzindo e distribuindo álcool líquido 70° INPM, para contribuir no combate à Covid-19 em Teófilo Otoni. A ação é resultado de parceria da Câmara Técnica de Engenharia e Materiais (CTEM) e do Comitê Técnico-Científico Multidisciplinar (CTCM) da UFVJM para assuntos referentes ao combate à Covid-19, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, Procuradoria do Trabalho no município de Teófilo Otoni e Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri. A primeira entrega de álcool líquido 70º foi realizada na última sexta-feira (6/11), com distribuição de 180 litros para nove instituições da cidade.

De acordo com o professor do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET), Cristiano Agenor Oliveira de Araújo, a previsão é que, por meio dessa parceria, sejam produzidos cerca de 6.000 litros de álcool 70º. “A produção do álcool é resultante de um processo de diluição de um álcool com concentração superior, comprado por meio da parceria com o Ministério Público do Trabalho em Teófilo Otoni. Todo o processo é no Laboratório de Química Tecnológica do ICET, da UFVJM, Campus do Mucuri”, explica.

Laboratório de Química, no Campus do Mucuri, é o local de produção do álcool líquido 70º. (Foto: Juliana Pereira de Oliveira)

Para o professor, com esse trabalho a UFVJM está desempenhando o seu papel de universidade que trabalha junto com a comunidade. “Esse trabalho contribui no sentido de diminuir o contágio da população com relação à Covid-19, principalmente de organizações que contam com fundos bem reduzidos e, quase que na totalidade, não destinados para essa causa. É nesse sentido que entra o papel da universidade em contribuir com toda a sociedade”.

A ação de produção de álcool 70º no Campus do Mucuri envolve os professores Cristiano Agenor, Jairo Lisboa Rodrigues, Leonel de Oliveira Pinheiro e os técnicos administrativos Everton Wilker de Abreu Almeida, Luís Ricardo de Souza Corrêa, Thiago Freire Alves Ferreira, Hugo Henrique Azevedo Gonçalves, Mayra Soares Santos e Priscila Barbosa dos Santos.