Notícias

Ação de extensão distribui máscaras e orienta sobre seu uso e cuidados

publicado: 20/05/2020 16h32, última modificação: 20/05/2020 17h22
Projeto do curso de Farmácia confecciona, distribui e esclarece sobre o uso correto e a higienização das máscaras caseiras usadas na prevenção da Covid-19


Máscaras são confeccionadas e embaladas com muito cuidado

O projeto de extensão intitulado “Campanha de conscientização da comunidade sobre o uso e cuidados com máscaras caseiras para prevenção da Covid-19” teve início há duas semanas e já distribuiu 180 máscaras caseiras para os cuidadores dos asilos Pão de Santo Antônio e Frederico Ozanam, e também para as cuidadoras de idosos da Unidade Básica de Saúde do bairro Rio Grande e da Santa Casa de Caridade, de Diamantina.

A ação, registrada no Edital 03/2018 da Pró-Reitoria de Extensão (Proexc), está sendo coordenada pela professora Ana Paula Rodrigues, do curso de Farmácia da UFVJM, e conta com a participação da professora Lorena Ulhôa Araújo, do técnico de laboratório Gustavo Henrique Bahia de Oliveira e da aluna Nara Yana Lima Costa, todos do Departamento de Farmácia; além da técnica de laboratório Suedali Villas Boas Coelho Barata, do Departamento de Ciências Básicas.

    
 Casa Frederico Ozanam recebe doação                                                     Equipe do projeto na Associação do Pão de Santo Antônio

Segundo a professora Ana Paula, a ação deve ocorrer até o próximo mês de outubro de 2020 e tem previsão de confeccionar e distribuir pelo menos 500 máscaras. “Nosso objetivo principal é esclarecer a comunidade sobre a importância do uso de máscaras para evitar a propagação do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que provoca a Covid-19, além de orientar sobre a maneira correta de usar as máscaras e higienizá-las”.

O projeto prevê, ainda, a produção e a distribuição de máscaras de tecido não profissionais para a população em situação de vulnerabilidade social e para pacientes que forem consultar e não estiverem usando máscaras, assim como para acompanhantes de pacientes.


Santa Casa de Caridade foi uma das instituições beneficiadas pelo projeto.

De acordo com a professora Ana Paula, sua equipe recebeu relatos sobre o fato de muitos profissionais da saúde utilizarem máscaras profissionais durante seu trabalho, mas não possuírem uma de tecido para usar no retorno para casa ou para ir a um supermercado, por exemplo.

Diante dessas informações, percebemos a importância de envidar esforços na confecção e distribuição das máscaras caseiras pela própria equipe do projeto. Assim, as máscaras estão sendo produzidas em tecido duplo 100% algodão, nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais, de acordo com as normas da Anvisa. Para isso estamos trabalhando a partir de insumos doados e elaboramos um folder informativo que está sendo entregue junto com as máscaras”, explica a professora.

Ana Paula informou que a própria equipe do projeto doou materiais para que fosse iniciada a produção, além de terem contado com a doação de outros servidores da UFVJM, bem como da Loja Maçônica União Diamantinense, que colaborou com a maior quantidade de insumos.

Instituições como as unidades básicas de saúde e a Santa Casa de Diamantina ajudarão no encaminhamento das máscaras para a população-alvo e aproveitamos para informar que continuamos aceitando doações de tecido 100% algodão e elástico”, conclui a professora.


UBS Rio Grande recebe máscaras produzidas pela ação de extensão. (Fotos: arquivo pessoal).

Os interessados em contribuir com a doação de material para a confecção de máscaras devem entrar em contato com a profa. Ana Paula pelo WhatsApp (38) 8817-2511. 

Orientações Gerais: máscaras faciais de uso não profissional (fôlder) – Acesse aqui.

 

 

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents