Alunos da graduação da UFVJM já podem solicitar carteirinha estudantil digital de forma gratuita

publicado: 02/12/2019 18h39, última modificação: 03/12/2019 11h39
ID Estudantil está disponível na Apple Store e no Google Play

Lançada pelo governo federal pela Medida Provisória nº 895, de 6 de setembro de 2019, a Carteira de Identificação Estudantil visa à padronização e a facilitação do reconhecimento do documento e do direito do estudante ao benefício da meia-entrada em todo o território nacional, podendo servir de base para outras políticas públicas a serem lançadas pelo governo.

As instituições de ensino ficaram responsáveis por cadastrar os estudantes matriculados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB) para que os alunos possam ter acesso à carteira. A UFVJM já cadastrou todos os 8.908 alunos da graduação, regularmente matriculados, nesse sistema. A partir de agora, os estudantes podem baixar o aplicativo ID estudantil para terem acesso ao documento de identificação.

Imagem em fundo branco e azul claro mostra um celular que apresenta na tela uma identidade estudantil: foto de uma jovem sorridente com as seguintes informações:: Joana da Silva UFVJM Nutrição Logomarca da instituição Situação Ativo Identidade Estudantil homologada pelo Ministério da Educação Registro 7777-9999-10 Validade 11/12/2026.

De acordo com Valéria Neves, procuradora educacional institucional, “o SEB ainda não disponibilizou módulo para cadastro dos estudantes da pós-graduação. Por isso, esses alunos ainda não conseguem emitir a carteirinha. Tão logo a funcionalidade seja ativada, a UFVJM compromete-se a realizar o cadastro dos estudantes de forma imediata."