Conheça a Comissão de Heteroidentificação da UFVJM

Desde 2017, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) possui uma comissão que analisa a autodeclaração de candidatos que optam pelas cotas étnico-raciais: pretos, pardos ou indígenas. É a Comissão de Heteroidentificação de Candidatos Pretos e Pardos e Confirmação Documental de Candidatos Indígenas, conhecida como Comissão PPI.

Ela atua nos processos seletivos da graduação, pós-graduação e nos concursos da universidade, definindo se o candidato está apto ou não a entrar na UFVJM pelo sistema de cotas. Seu trabalho garante transparência ao processo e impede fraudes e tentativas de distorções, evitando que as vagas reservadas sejam ocupadas por quem não faz jus à política de cotas.

Para analisar a autodeclaração de cada candidato que solicita a entrada na UFVJM por meio das cotas étnico-raciais, a Comissão PPI, monta bancas que trabalham na validação ou não dos pedidos. Essas bancas são formadas por membros da comunidade acadêmica - professores, técnicos-administrativos e alunos de graduação e pós-graduação.

Cotas étnico-raciais na UFVJM

A criação das cotas étnico-raciais na UFVJM atende a uma necessidade de se reparar as desigualdades que impossibilitam o acesso das populações abrangidas pelas cotas ao ensino superior, principalmente as das regiões onde a universidade está inserida. Entrar na UFVJM pelo sistema de cotas é direito do candidato mas, para ser aprovado, ele precisa passar pela avaliação da Comissão de Heteroidentificação de Candidatos Pretos e Pardos e Confirmação Documental de Candidatos Indígenas, conhecida por Comissão PPI.

Sobre a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)

A Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, também conhecida como Lei de Cotas é uma política pública que foi criada com o objetivo de diminuir as desigualdades socioeconômicas e promover a diversidade e a pluralidade dentro da universidade. A Lei foi um avanço para o acesso ao ensino superior de pessoas negras, indígenas, com deficiência, de baixa renda e oriundas de escola pública. Foi criada para ajudar a respeitar e a cumprir os direitos de grupos tradicionalmente marginalizados ou excluídos no Brasil.

Conheça a Lei nº 12.711/2012 e entenda mais sobre sua importância.

 

Editais de seleção de membros para composição da Comissão de Heteroidentificação da UFVJM

  • 2022: 

Edital 22/2022 - Chamada pública para seleção de membros para composição da Comissão de Heteroidentificação para a confirmação da autodeclaração étnico-racial nos processos seletivos da UFVJM


INSCRIÇÃO

 

Edital nº 22/2022 - Acompanhe no site de Editais e Concursos do Portal UFVJM o processo de seleção de membros para composição da Comissão de Heteroidentificação da UFVJM

 

  • Anos anteriores:

2020:

Edital 03/2020 - Retificação Edital 38/2019 Comissão PPI

Resultado Chamada Pública PPI 2020/1-

Edital nº 38/2019 - Chamada Pública para a seleção de membros - Comissão de Confirmação da Autodeclaração Étnico-racial

2019:

Edital 20 - Retificação - 31/05/2019

Resultado Chamada Pública PPI 2019/2

Edital 15 - Retificação

Edital 13_2019 - Chamada pública para comissão PPI

 

Capacitações

2022:

Promoção da igualdade racial e combate ao racismo
Período de Inscrição: 10 a 17 de agosto
Realização: 17 e 18 de agosto
Saiba mais sobre o evento e inscreva-se!

Chamada Pública para a seleção de membros - Comissão de Confirmação da Autodeclaração Étnico-racial