Coleta Seletiva Solidária

A coleta seletiva de materiais recicláveis é realizada na UFVJM, sob a responsabilidade da Comissão para Coleta Seletiva Solidária, que em cumprimento ao Decreto nº 5.940/2006 - que estabelece a necessidade de Coleta Seletiva Solidária para órgãos da Administração Pública Federal, tem pautado seu trabalho no ideal da promoção social e na inserção dos catadores de recicláveis no processo decisório de gerenciamento dos resíduos.

A comissão supervisiona a separação dos resíduos recicláveis descartados da UFVJM, bem como a sua destinação para as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que realizam a triagem e a comercialização dos resíduos de forma emancipada. 

A UFVJM entende a Coleta Seletiva Solidária como um instrumento de sustentabilidade que contribui de forma auspiciosa para desenvolvimento sustentável do planeta, gera oportunidade de renda para várias famílias, permite a ampliação das possibilidades de inclusão social, além de ser um compromisso institucional a adoção de práticas que tornem a instituição mais sustentável.

 

Coleta Seletiva Solidária

A coleta seletiva solidária consiste no processo de separação dos materiais residuais em sua fonte geradora, e sua sistemática aumenta o potencial reciclável dos resíduos, permitindo que tenham destinação adequada de acordo com a propriedade de cada material. 

A proposta do Governo Federal de criação do projeto Coleta Seletiva Solidária foi implementada, a partir do Decreto n° 5.940/2006, com a finalidade de fomentar as entidades de catadores de materiais recicláveis e promover a inclusão socioeconômica dos trabalhadores. 

Conheça alguns benefícios do projeto

  • Aumento da renda dos catadores;
  • Criação de novos postos de trabalho nos processos de coleta, triagem, beneficiamento e reciclagem;
  • Melhoria das condições de trabalho dos catadores;
  • Fortalecimento das organizações de catadores;
  • Redução da quantidade de resíduos encaminhados aos aterros sanitários;
  • Fomento às atividades produtivas de reciclagem;
  • Fortalecimento de ações integradas com vistas à cidadania;
  • Fortalecimento da consciência social e ambiental dos servidores públicos federais.

 

Comissão para Coleta Seletiva Solidária

Portaria nº 2152, de 4 de outubro de 2021

Membros:
Juliana Maria Souto Rocha Medeiros
Maurício Cezar Resende Leite Junior
Reginilda das Graças Faustino