Saberes em Roda: uma conversa entre professoras/es de História

publicado 05/09/2022 18h46, última modificação 06/09/2022 15h38
12 de setembro a 12 de dezembro
12/09/2022 até 12/12/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Aprofundar temáticas consolidadas e emergentes no campo do ensino de História e suas linguagens é o objetivo geral do curso on-line “Saberes em Roda: uma conversa entre professoras/es de História”, que será realizado pela UFVJM no período de 12 de setembro a 12 de dezembro.

O curso pretende também:

- Discutir, exercitar e teorizar sobre usos e apropriações de diferentes linguagens no ensino de História, a partir de um viés contracolonial;

- Revisitar e problematizar produções audiovisuais do campo do ensino de História, potencializadas e publicizadas ao longo do contexto pandêmico;

- Compartilhar conhecimentos entre pares, vivenciando o curso de formação como comunidade de aprendizagem;

- Promover reflexões e partilhas em um formato horizontal entre gerações de professoras/es e estudantes em formação, valorizando os múltiplos saberes docentes e para docência, em uma perspectiva que garanta tempos e espaços para uma trabalho teórico-reflexivo, de autoconhecimento e de partilhas.

O público-alvo são professores de História em atuação na Educação Básica, estudantes da Licenciatura em História em fase final de formação e demais interessados nas temáticas propostas, desde que filiados à Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH).

Para participar, o interessado deve fazer sua inscrição por meio do formulário eletrônico até o dia 8/9.

O curso proposto tem duração de 60 horas, divididas em tempos síncronos, assíncronos e de estudo/pesquisa/produção. A nossa metodologia conta com encontros síncronos, atividades remotas, roteiros didáticos e outras estratégias que estimulem o diálogo e a criação de uma comunidade de aprendizagem plural. Esperamos contar com a participação de professoras e professores de história de diferentes territorialidades geográficas, institucionais e territoriais”, explica a professora Rosiane Bechler, da UFVJM.

Acompanhe abaixo a programação completa:

Compõem a programação do evento “Saberes em Roda: uma conversa entre professores/as de História” as seguintes atividades: Apresentação da Proposta do Curso (cronograma, metodologia e materiais), no dia 12 de setembro de 2022, das 17h30 às 19h. Culturas Hip Hop e Ensino de História - entre currículos e paradigmas, no dia 19 de setembro de 2022, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Chão da História: “Povos originários: narrativas sobre passados, presentes e futuros possíveis”. Narrativas audiovisuais e ensino de História: (des)encontros na escola, no dia 3 de outubro de 2022, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Podcast ARRANJOS. Memória, Patrimônio e Práticas de Educação Histórica, no dia 17 de outubro de 2022, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Chão da História: O Ensino nas redes: avaliação das aprendizagens históricas em tempos remotos e futuros. Ainda, compõem a programação do evento “Saberes em Roda: uma conversa entre professores/as de História” as seguintes atividades: Tecnologias, aprendizagens e avaliações no Ensino de História: como conjugar tantos fatores?, no dia 24 de outubro, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Divulgação Científica e Ensino de História. EJA, Interdisciplinaridade e Educação Inclusiva: o que o Ensino de História tem a ver com isso?, no dia 7 de novembro de 2022, das 17h30 às 19h. Livros didáticos para o Ensino Médio - qual a sua História?, no dia 21 de novembro, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Chão da História: Ensinar História na escola: diálogos sobre currículos e autonomia docente. Brincar é coisa de criança? Ludicidade e ensino de História, no dia 28 de novembro, das 17h30 às 19h. Atividade Assíncrona: Tempo-Pesquisa para Elaboração do Trabalho Final (orientações por grupos).
Socialização dos trabalhos elaborados, no dia 12 de dezembro, das 17h30 às 19h.

A ação tem registro (número 202206000020) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.