Oficina Consciência Corporal - Composição Em Dança: Estudo da Resistência através da Técnica Klauss Vianna

publicado 09/08/2022 09h25, última modificação 09/08/2022 09h26
12 de agosto
Quando
12/08/2022
de 15h00 até 17h00
(America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Segundo andar do prédio de Educação Física, Campus JK, em Diamantina
Adicionar evento ao calendário
iCal

Oficina Consciência Corporal - Composição em dança

O projeto de extensão em arte “Há Braços Poéticos: saúde corpo-mente através da dança” convida a todos que pretendem mergulhar na escuta e pesquisa corporal para a oficina “Consciência Corporal - Composição Em Dança: Estudo da Resistência através da Técnica Klauss Vianna”. O encontro é gratuito e será realizado no dia 12 de agosto, das 15h às 17h, no Laboratório de Artes Marciais e Técnicas Terapêuticas, que fica no segundo andar do prédio da Educação Física, Campus JK, em Diamantina.

“Este é o quarto encontro do grupo de estudo em dança a partir da exploração consciente do movimento, segundo princípios da Educação Somática no Brasil. Dentro do processo lúdico da Técnica Klauss Vianna, iremos enfatizar o estudo da resistência e suas qualidades para uso eficiente do corpo cotidiano e do corpo que dança. A abordagem do trabalho de resistência inicia-se pelo contato com o chão e outras superfícies de apoio para, então, despertar o uso da resistência em relação ao próprio espaço”, explica a coordenadora da atividade, professora Melissa Monteiro Guimarães.

Na oficina, serão conduzidos procedimentos como automassagem, alinhamento e organização corporal a partir do peso e dos apoios, percepção e uso da resistência a partir da interação com diferentes superfícies, na transição entre níveis e na composição criativa do movimento. Interessados em participar devem se inscrever pelo formulário eletrônico

O encontro faz parte das atividades do projeto de extensão “Há Braços Poéticos: saúde corpo-mente através da dança” e da linha de pesquisa em “Neuroplasticidades e Processos Compositivos em Dança a partir da Técnica Klauss Vianna”, sob a coordenação da professora Melissa Monteiro Guimarães e participação do bolsista Vinícius Reiser.

A coordenação da atividade informa que, no espaço da oficina e durante o encontro, não é permitido trazer lanches, uso de celulares, de sapatos e de acessórios no corpo (brinco, relógio, pulseira, colar). É permitido trazer garrafinha de água, que poderá ser tomada fora do tablado de madeira ou do tatame.

O projeto tem registro (número 2022102202249186) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.