Exposição Tecendo Afetos - Bordança 2021

publicado 09/06/2022 14h31, última modificação 09/06/2022 14h31
7 a 10 de junho
Quando
07/06/2022 até 10/06/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Onde
Diamantina/MG
Adicionar evento ao calendário
iCal

Está aberta à visitação até amanhã, 10/6, a exposição Tecendo Afetos - Bordança 2021. A exposição tem como objetivo compartilhar os trabalhos bordados produzidos pelas meninas da Vila Educacional de Meninas (VEM) de Diamantina, participantes do projeto Tecendo Afetos Bordando Arte, realizado em 2021. A exposição foi montada em painéis e estão disponíveis em espaço aberto na sede da VEM. Qualquer pessoa pode visitá-la das 8h às 16h.

O Tecendo Afetos Bordando Arte é um projeto do grupo Bordarte que, a partir de 2015, iniciou atividades de cultura e extensão na UFVJM que trazem o bordado como o fio condutor de suas ações.

De acordo com a professora Maria Neudes, as atividades foram reestruturadas em razão da pandemia da covid-19. “Em 2021 enfrentamos os desafios relacionados à necessidade de isolamento, quando a maior parte das atividades era realizada no modo remoto. Nesse contexto foi pensado o Tecendo Afetos Bordando Arte conduzido no modo remoto, integrando o bordado com outras artes. Nossos primeiros pontos de bordado eram encaminhados via grupo de WhatsApp, todas as nossas atividades eram semanalmente compartilhadas no grupo, quando até o acesso à internet era difícil para as participantes”, conta Neudes.

“Com todas as dificuldades, buscamos manter a interação e convivência entre equipe e participantes, com atividades lúdicas, criativas e prazerosas, tanto bordantes quanto dançantes, misturadas com poesia, música e muita animação, que muito significaram naquele momento tão delicado da vida de todos nós. É com carinho que compartilhamos com as meninas e a VEM essa singela exposição, que representa o resultado do trabalho de cada um dos participantes, incluindo professores, meninas bordançantes, bolsistas, educadoras da VEM, envolvidos nos projetos Tecendo Afetos Bordando Arte e Há Braços Poéticos, aprovados no edital Procarte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM em 2021.

De acordo com a professora Maria Neudes, com a exposição espera-se estimular outras pessoas a desenvolverem a sensibilidade para essa arte do “tecer afetos com as linhas da imaginação”.

O evento é gratuito e não é necessária a realização de inscrição.

Acompanhe as atividades do projeto no Instagram.

Conheça os participantes

Organizadores

Maria Neudes Sousa de Oliveira (Coordenadora)

Évellyn Tinum (bolsista)

Parceria

Vila Educacional de Meninas – VEM

Projeto “Há braços poéticos”

Colaboradores

Lilian Oliveira

Luciano Dayrell

Melissa Guimarães

Jairo Miranda Rocha

Educadoras da VEM

Meninas bordançantes da VEM

Serviço:

Exposição: Tecendo Afetos - Bordança 2021

Evento artístico-cultural - Projeto edital Procarte

Data: Até 10/6

Local: Sede da VEM - Vila Educacional de Meninas, em Diamantina (rua à esquerda do Teatro Santa Izabel)

Horário: 8h às 16h

 

O evento tem registro (número 2022102202233985) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.