Encontro Interinstitucional de Línguas Estrangeiras - EILEx

publicado 22/11/2022 09h14, última modificação 22/11/2022 10h14
22 a 26 de novembro
22/11/2022 até 26/11/2022 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Campus JK em Diamantina

A coordenação do curso de Letras da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) da UFVJM promove o 1º Encontro Interinstitucional de Línguas Estrangeiras (EILEx), com o tema “Busca de excelência no ensino e aproveitamento de línguas na Educação Básica do Norte de Minas”. O evento será realizado no Campus JK, em Diamantina, de 22 a 26 de novembro, sendo que os dias 22 e 26 terão apenas programação interna.

Trata-se de um encontro interinstitucional na área de ensino de línguas (espanhol, inglês, português e português como língua estrangeira) organizado pela UFVJM, que tem como instituições participantes a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e a Universidade de Brasília (UnB), por meio dos professores convidados Ítalo Oscar Riccardi León (Unifal) e José Carlos Paes de Almeida Filho (UnB).

O objetivo é contribuir com a reflexão sobre o ensino de línguas e a formação de professores. Para isso, é necessário reunir e ouvir os professores do curso de Letras, assim como os da rede pública e privada que ofertam disciplinas de ensino de línguas na Educação Básica.

Programação

Conheça a programação do evento Encontro Interinstitucional de Línguas Estrangeiras (EILEx), com o tema “Busca de excelência no ensino e aproveitamento de línguas na Educação Básica do Norte de Minas”, que acontecerá entre 23 a 25 novembro de 2022: Quarta-feira, 23 de novembro, às 16h: Visita ao Campus JK; Em seguida, reunião com professores do Curso de Letras (Inglês, Espanhol e Português Como Língua Estrangeira - PLE), na Ágora do Centro de Estudos em Humanidades, com tema

O 1º Encontro Interinstitucional de Línguas Estrangeiras contará com reuniões com professores da universidade da Educação Básica, mesa-redonda, palestra e minicurso. Para finalizar, haverá uma reunião com a coordenação do curso de Letras da UFVJM para a criação de um Núcleo da Formação de Aprendizes e Regentes de Línguas - Projeto For(Mar) de Línguas - em parceria com a UnB.

O evento é gratuito e não é necessária a realização de inscrição. Apenas interessados em participar do minicurso “Pablo Neruda, um poeta de utilidade pública”, que ofertará 20 vagas, deverão se inscrever pelo e-mail .

“A importância desse evento interinstitucional é imperativa, uma vez que pretende dialogar, de modo a causar a reflexão, sobre o ensino de línguas (estrangeira e materna), tanto no âmbito universitário, como das redes pública e particular de ensino. Essa reflexão favorecerá ao público variado, à formação continuada e à melhor qualificação do professor no que diz respeito aos desafios, metas e recursos disponíveis para o ensino de línguas no contexto do Vale do Jequitinhonha. Por isso, convidamos especialmente todos os professores da rede a participarem das atividades da nossa programação”, explica a professora Antonia Javiera Cabrera Muñoz, em nome da coordenação do curso de Letras da UFVJM.

Acompanhe mais informações sobre o encontro no instagram do curso de Letras da UFVJM.