Aula Magna "Karl Marx e o mundo contemporâneo"

publicado 02/08/2021 17h58, última modificação 02/08/2021 17h58
03/08/2021 from 19h00 (America/Sao_Paulo / UTC-300)
Evento on-line
Site
Visite o site do evento
iCal

Nesta terça-feira (3/8), o curso de Ciências Econômicas, do Campus do Mucuri, da UFVJM, promoverá aula magna com o tema Karl Marx e o mundo contemporâneo. Em formato on-line, o evento terá como palestrante o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Paulo Netto.

A aula, realizada pelo Centro Acadêmico Celso Furtado, do curso de Ciências Econômicas, com o apoio das coordenações dos cursos de Ciências Econômicas e Serviço Social, será às 19h, com mesa de abertura a partir das 18h30. As inscrições para participar da aula magna, que será transmitida pelo Canal do Centro Acadêmico no YouTube, devem ser feitas no site do evento, aqui.

O professor do curso de Ciências Econômicas e mediador da aula, Fernando Leitão Rocha Junior, destaca a importância da discussão: “Resgatar o pensamento marxiano na atualidade é mais do que necessário para compreendermos, efetivamente, o modo de produção capitalista recente", argumenta o professor.

Sobre o palestrante

Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O professor José Paulo Netto recebeu o título de doutor honoris causa da Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires e da Universidade Lusíada de Lisboa. Possui participação em agências de formação vinculadas aos movimentos dos trabalhadores (nomeadamente a Escola Nacional Florestan Fernandes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Ensaísta e tradutor, publicou inúmeros artigos em revistas acadêmicas, além de suas obras lançadas no país e no exterior, tais como Pequena História da Ditadura Brasileira. 1964-1985 (São Paulo: Cortez, 2014) e a mais recente intitulada Karl Marx: uma biografia. (1.ed. – São Paulo, Boitempo, 2020).

Saiba todos os detalhes sobre a aula magna. Acesse o site do evento aqui.