7ª edição do Ciclo de Diálogos Literatura e Feminismos

publicado 05/11/2019 16h18, última modificação 06/11/2019 09h44
9 de novembro
Quando
09/11/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Museu do Diamante/Ibram
Site
Visite o site do evento
Adicionar evento ao calendário
iCal

Vem aí a 7ª edição do Ciclo de Diálogos Literatura e Feminismos da UFVJM. O evento, que integra a programação do 2º Novembro Negro de Diamantina, focalizou os debates e as rodas de conversas na apresentação de duas obras literárias contemporâneas que problematizam questões ligadas ao universo da literatura africana de expressão em língua portuguesa. Agende aí: próximo sábado, às 15h, no Museu do Diamante, centro de Diamantina.

O primeiro caso, o romance Niketche: uma história de poligamia, foi premiado com o primeiro "Prémio José Craveirinha de Literatura", pela Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), em 2003. Escrito pela moçambicana Paulina Chiziane, o título da obra faz referência a uma dança tradicional praticada no norte de Moçambique. Para a apresentação e discussão do romance, foi convidado Gustavo Rückert, professor de Literaturas de Expressão em Língua Portuguesa (Literatura Africana), do curso de Letras da UFVJM.

O outro romance, Ponciá Vicêncio, é de autoria da escritora brasileira Conceição Evaristo, e conta as memórias da personagem que dá nome à obra. Para a apresentação e discussão do romance, foi convidada a mestranda Tamires Santos, que é estudiosa da obra de Conceição Evaristo no curso de mestrado em Literatura na Unimontes. Tamires foi aluna do curso de Letras da UFVJM.

De acordo com a professora Fernanda Valim, coordenadora do Ciclo de Diálogos, o objetivo é que o evento dê visibilidade às escritas das autoras e às discussões relacionadas à literatura afro-brasileira.

Confira a programação no cartaz abaixo e participe!

O cartaz é composto por um fundo com gradiente de cor verde. No canto superior esquerdo há “Grupo de Estudos em Literatura, Arte e Cultura apresenta” e abaixo o nome e a edição do evento “1º Ciclo de Diálogos Literatura e Feminismos – 7ª edição”. A seguir, temos uma fotografia que ilustra os romances Niketche: uma história de poligamia e Ponciá Vicêncio e os nomes dos convidados Gustavo Rückert e Tamires Santos, respectivamente. No canto inferior esquerdo há “Inscreva-se” e um QR Code que direciona o usuário para o link externo https://www.sglab.com.br/evento/i-ciclo-de-dialogos-literatura-e-feminismos--setima-edicao/15/. Temos ainda na parte inferior as informações da data de realização, horário, local e que o evento é de entrada gratuita, serão emitidos certificados, haverá coffee break e sorteio de livros. No rodapé da imagem, temos a marca da UFVJM e demais realizadores e parceiros.