1º Seminário Regional de Políticas Públicas do Vale do Jequitinhonha

publicado 14/11/2019 08h15, última modificação 14/11/2019 14h31
19 a 22 de novembro
Quando
19/11/2019 até 22/11/2019 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus JK - Diamantina/MG
Adicionar evento ao calendário
iCal

Identificar demandas e desafios que perpassam as políticas públicas na região, a partir do olhar daqueles que moram e trabalham nos municípios, atuando diretamente por meio dos governos municipais.  É com esse objetivo que o curso de Ciências Humanas, ênfase em Políticas Públicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, divulga a realização do 1º Seminário Regional de Políticas Públicas do Vale do Jequitinhonha. Será no Centro de Humanidades, Campus JK, de 19 a 22 deste mês.

De acordo com a organização do evento, estão previstos na programação grupos de trabalho, quando os municípios vão apresentar as principais políticas públicas em execução, seus resultados e desafios, assim como poderão fazer apontamentos de demandas e parcerias que podem ser estabelecidas com o curso.

Esses grupos estão organizados nos dias 20, 21 e 22, por blocos de municípios e representantes de movimentos sociais. No dia 20, reúnem-se os municípios de Diamantina, Felício dos Santos, Couto de Magalhães e São Gonçalo do Rio Preto. No dia 21, Serro, Datas, Gouveia e Presidente Kubitschek e, no dia 22, Fórum do Vale, Comissão Pastoral da Terra, Federação das Comunidades Quilombolas do estado de Minas Gerais – N' Golo e Cáritas.

A participação da comunidade interna e externa é aberta na mesa de abertura (19) e nas mesas-redondas (20 a 22), que acontecem sempre às 19h.

O evento é uma proposta de construção de espaço de debate e produção de conhecimentos sobre os desafios dos municípios da região da UFVJM. “Para isso, um dos elementos fundamentais é a construção conjunta de projetos que reflitam a realidade da região e a integração entre professores, alunos e gestores públicos que atuam nas diversas áreas e municípios. Queremos convidá-lo para, junto com sua equipe, participar e colaborar”, finaliza a professora Josélia Barroso, coordenadora do curso de Ciências Humanas.

As inscrições para as mesas serão feitas por formulário eletrônico, disponível neste link.

 O cartaz de divulgação traz, na parte superior, foto de fachadas e telhados de algumas casas, com construção ainda em fase de acabamento, e destaque para as caixas d'água instaladas.Na parte inferior, em letras vermelhas, o nome do evento, do curso que o realiza e da UFVJM. Em letras pretas, o local de realização e a programação da mesa de abertura e mesas redondas.

Ciências Humanas – Ênfase em Políticas Públicas

Desde o início de 2019, está em funcionamento na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri o curso Bacharelado em Ciências Humanas – Políticas Públicas. A criação desse curso representa mais um passo da universidade na concretização de sua missão de contribuir para o desenvolvimento da região. Nesse sentido, o curso está focado em, não apenas garantir formação e qualificação na área das políticas públicas, mas também em desenvolver pesquisas e atividades de extensão que reflitam sobre as demandas e desafios que os municípios vivenciam em relação a esse campo do conhecimento.