Solicitar rematrícula após ter a matrícula cancelada por falta de renovação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

Para retornar e dar continuidade ao curso, após ter sua matrícula cancelada por falta de renovação, o discente deverá solicitar sua rematrícula no período estabelecido no calendário acadêmico.
A rematrícula deverá ser solicitada no semestre letivo em que o discente deixou de efetuar a renovação de matrícula e estará condicionada à existência de vaga. Ela poderá ser concedida uma única vez, desde que a carga horária a ser cursada não ultrapasse o prazo máximo para integralização curricular.
A não solicitação de rematrícula incidirá na permanência do cancelamento da matrícula para posterior desligamento.

Quem pode utilizar este serviço?

Discentes dos cursos de graduação da UFVJM que tiveram sua matrícula cancelada por falta de renovação.

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar a rematrícula

O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de rematrícula e protocolá-lo no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizá-lo e enviar por e-mail, conforme período estabelecido no calendário acadêmico.

Documentos Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail.


Documentos a serem preenchidos Download do arquivo


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí:drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


2 Acompanhar o resultado da solicitação

O discente deverá acessar o Sistema de gestão acadêmica/e-Campus para confirmar o resultado da solicitação, conforme data estabelecida no calendário acadêmico para reativação de matrícula.

Documentos Número de matrícula;
Senha de acesso ao e-Campus.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


3 Matricular-se em unidades curriculares

Em caso de deferimento e após ter sua matrícula reativada no sistema, o discente deverá efetuar matrícula nas unidades curriculares no semestre letivo subsequente à sua solicitação, conforme período de pré-matrícula estabelecido no calendário acadêmico.

Documentos Número de matrícula;
Senha de acesso ao e-Campus.


Custos Este serviço é gratuito ao usuário.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o sistema on-line


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Em média 20 (vinte) dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de ensino a distância

Legislações

Resolução nº 11/Consepe, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Vereador João Narciso, nº 1.380 - Cachoeira - CEP 38610-298 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 07h30 às 12h e de 13h às 17h

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3677-9950

Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000