Solicitar o trancamento de matrícula no curso

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

O trancamento de matrícula é o recurso utilizado pelo discente para interromper temporariamente suas atividades acadêmicas, sem perder o vínculo com a instituição. O discente deverá estar devidamente matriculado em unidades curriculares e poderá trancar sua matrícula por dois semestres letivos, consecutivos ou não. A solicitação deverá ser realizada no período estabelecido no calendário acadêmico, mediante requerimento e pagamento de taxa.
Poderá ser solicitado o trancamento de matrícula fora do período estabelecido no calendário acadêmico, por motivo de doença do discente, dos pais, dos filhos ou cônjuge, mediante apresentação de relatório médico e por motivo de cerceamento da liberdade ou por motivo de força maior, mediante justificativa devidamente comprovada, de acordo com a legislação vigente.
O discente deverá frequentar as aulas das unidades curriculares, nas quais esteja devidamente matriculado, até o recebimento do resultado deferindo a solicitação de trancamento, exceto para os casos previstos para solicitação fora do prazo.

Quem pode utilizar este serviço?

Discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM, sendo vedado ao discente quando:
I – Estiver cursando o primeiro período do curso, exceto por motivo de prestação de Serviço Militar Obrigatório (comprovado através da declaração da autoridade do serviço militar) ou por motivo de doença do discente, dos pais, dos filhos ou cônjuge, mediante apresentação de relatório médico ou por motivo de força maior, devidamente comprovado;
II – Após análise acadêmica, for detectada a mudança de estruturas curriculares que o impeça de integralizar o curso no tempo máximo permitido, exceto quando o trancamento for por motivo de força maior;
III – Estiver em dilação de prazo para integralização curricular;
IV – Estiver cumprindo suspensão em virtude de decisão por processo disciplinar discente.

Etapas para a realização deste serviço

1 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa correspondente ao serviço

Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322

Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: R$13,28
Valor total: R$13,28

Documentos CPF.


Custos Taxa para trancamento de matrícula: R$13,28.


Canal de prestação do serviço Web: Acesse o site


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


2 Solicitar o trancamento de matrícula

O discente deverá preencher, imprimir e assinar o requerimento de trancamento de matrícula, anexando o comprovante de pagamento da taxa referente à primeira etapa. Os documentos deverão ser protocolados no setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso ou digitalizados e enviados por e-mail.
O discente também deverá solicitar junto à Biblioteca, via e-mail ou pessoalmente, a emissão da declaração de nada consta, informando que o mesmo não possui nenhum débito com as Bibliotecas da instituição.

Documentos Número de matrícula;
CPF;
Endereço de e-mail;
Telefone fixo e/ou celular.


Documentos a serem preenchidos Download do arquivo
Download do arquivo
Download do arquivo


Custos Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Canal de prestação do serviço Presencial: Setor responsável pela matrícula e acompanhamento acadêmico no campus de oferta do curso, conforme horário de atendimento.
Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


3 Obter o resultado da solicitação

O discente receberá o resultado da solicitação através do e-mail informado no requerimento da etapa anterior e poderá acessar o Sistema de gestão acadêmica/e-Campus para confirmar o lançamento do trancamento de matrícula.

Documentos Endereço de e-mail informado no requerimento;
Número de matrícula;
Senha de acesso ao e-Campus.


Custos Conforme taxa estabelecida na primeira etapa.


Canal de prestação do serviço Web: E-mails
E-mail Campus JK - Diamantina: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br


Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Em média 10 dias úteis, a contar da solicitação.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação.

Legislações

Resolução nº 11/Consepe, de 11 de abril de 2019 - Regulamento dos cursos de graduação da UFVJM.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial:
Campus JK - Diamantina: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAA
Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 - Alto da Jacuba - CEP 39100-000 – Diamantina/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 09h às 12h e de 13h30 às 17h

Campus do Mucuri - Teófilo Otoni: Divisão de Matrícula e Acompanhamento Acadêmico/DMAATO
Rua do Cruzeiro, nº 01 - Jardim São Paulo - CEP 39803-371 - Teófilo Otoni/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 21h

Campus Janaúba: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAJAN
Avenida Um, nº 4.050 - Cidade Universitária - CEP 39447-814 – Janaúba/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 14h às 17h

Campus Unaí: Divisão de Registro e Controle Acadêmico/DRCAUNAÍ
Avenida Universitária, nº 1.000 - Universitários - CEP 38616-970 - Unaí/MG
Atendimento: De segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 12h e de 13h às 17h

Telefones:
Campus JK: (38) 3532-1200 - ramais 8193 e 8194
Campus do Mucuri: (33) 3529-2700
Campus Janaúba: (38) 3532-6808
Campus Unaí: (38) 3532-6822

Web: E-mails:
E-mail Campus JK: dmaa@ufvjm.edu.br
E-mail Campus do Mucuri: dmaato@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Janaúba: drca.jan@ufvjm.edu.br
E-mail Campus Unaí: drca.unai@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Não existe outro tratamento prioritário ao usuário a não ser os descritos na Lei nº 10.048/2000