Participar do Programa de Monitoria

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

O Programa de Monitoria visa proporcionar aos discentes a participação efetiva e dinâmica em projeto acadêmico de ensino, no âmbito de determinada unidade curricular, sob a orientação direta do docente responsável pela mesma. O monitor terá seu trabalho acompanhado por um professor-supervisor. A monitoria poderá ser exercida de forma remunerada ou voluntária.

Quem pode utilizar este serviço?

Alunos dos cursos presenciais e da Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 Inscrever-se no processo seletivo

Acessar a página da PROGRAD na qual são publicados todos os editais.

Documentos Conforme descrito no edital específico.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial: Divisão de Assuntos Acadêmicos na Pró-Reitoria de Graduação no Prédio da Reitoria do Campus JK
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Estimado conforme edital específico.

2 Cadastrar-se no Programa de Monitoria após aprovação no Processo Seletivo

Após ser aprovado no Processo Seletivo, para se cadastrar, o Monitor Remunerado ou Voluntário deve apresentar-se na DAA, em data estabelecida no cronograma ou em notícia publicada na Página da PROGRAD.

Documentos Os bolsistas e voluntários deverão comparecer à DAA de cada campus para apresentar:
Cadastro de Monitor;
Termo de Compromisso devidamente preenchido e com todos os campos assinados (Supervisor, Monitor e Diretor da Unidade Acadêmica);
Declaração de Inexistência de Vinculo Empregatício e Outra Modalidade de Bolsa;
Uma cópia do comprovante de conta bancária.

*Os monitores voluntários estão dispensados de apresentarem os itens 3 e 4

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial: DAA Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 Alto da Jacuba CEP 39100-000
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

3 Entregar o Atestado de Frequência

Dirigir-se à DAA no período de 15 a 20 de cada mês e entregar o Atestado de Frequência.

Documentos Atestado de Frequência, conforme anexo III da Resolução nº 55/2017.

Documentos a serem preenchidos Download do arquivo

Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Dirigir-se à DAA no período de entrega do último atestado de frequência para entregar também os anexos finais.

4 Entregar os anexos finais

Documentos Os anexos específicos de avaliação da Monitoria.

Documentos a serem preenchidos Download do arquivo
Download do arquivo

Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda.

Validade do Documento?

Certificado emitido pela Unidade Acadêmica.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Professores, Diretores de Unidade Acadêmica, Chefes de Departamento, Secretários das Diretorias e dos departamentos e os Supervisores.

Legislações

Resolução CONSEPE nº 55 - Dispõe sobre o Programa de Monitoria e revoga a Resolução 01.2015;
Resolução CONSEPE nº 14 - Inclui Incisos aos art. 5º da Resolução nº 55 de 2017.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial- DAA Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 Alto da Jacuba CEP 39100-000
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.