Inscrever no Processo de Transferência entre campi

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

A transferência entre Campi permite ao discente regularmente matriculado na UFVJM, a mudança de Campus para cursos de graduação com habilitação idêntica, da própria Instituição, respeitadas as especificidades de cada projeto pedagógico.

Quem pode utilizar este serviço?

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de Agronomia, Ciência e Tecnologia, Medicina e Zootecnia da UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 Acessar o Edital de Vagas Remanescentes na página da COPESE.

O estudante deve entrar na página da COPESE e ler atentamente o Edital. E verificar se atende todos os requisitos para concorrer.

Documentos Edital de vagas Remanescentes.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa De acordo com cronograma de vigência do Edital.


2 Realizar inscrição no Processo de Transferência entre campi

O candidato deve imprimir e preencher requerimento de Inscrição (anexo no edital) e marcar a opção Transferência entre campi. Este requerimento de inscrição encontra-se em anexo ao Edital de Vagas Remanescentes.E anexar os documentos obrigatórios.

Documentos Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido e assinado conforme anexo em Edital;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 22,13 (instruções para emitir a GRU: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/boleto-bancario.html;
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação atualizado, com data inferior a 60 dias, emitida via SIGA;
Termo de Ciência quanto ao conhecimento acerca das especificidades de cada projeto pedagógico e estrutura curricular (tanto do curso de origem, quanto do curso de destino anexo em Edital;
Declaração de Composição da Renda Familiar, conforme anexo do Edital.


Custos O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze centavos).


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa De acordo com o prazo estabelecido no Edital de Vagas Remanescentes.


3 Emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU)

Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322

Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: R$ 22,13
Valor total: R$ 22,13

O sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser paga em uma agência do Banco do Brasil

Documentos CPF


Custos O valor da taxa de inscrição é R$ 22,13 (vinte e dois reais e treze centavos).


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


4 Enviar documentação para efetivar a inscrição no Processo

O candidato deve anexar toda a documentação obrigatória no Edital e entregar para o processo pessoalmente, na Copese, prédio da Reitoria, Campus JK em Diamantina ou encaminhá-la via Sedex, em envelope lacrado e identificado.
No caso de envio correios o candidato deve encaminhar para o seguinte endereço:
Coordenação de Processos Seletivos- COPESE/UFVJM
Rodovia MGT 367, km 583, nº 5000- Bairro Alto da Jacuba
Diamantina – MG
Cep:39100-000

Documentos Requerimento de Inscrição, devidamente preenchido e assinado conforme anexo em Edital;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 22,13;
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação atualizado, com data inferior a 60 dias, emitida via SIGA;
Termo de Ciência quanto ao conhecimento acerca das especificidades de cada projeto pedagógico e estrutura curricular (tanto do curso de origem, quanto do curso de destino anexo em Edital;
Declaração de Composição da Renda Familiar, conforme anexo do Edital.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


5 Acompanhar o resultado preliminar do Processso

O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese.

Documentos Não há documentação obrigatória.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo determinado no cronograma do Edital.


6 Interpor recurso contra o Resultado Preliminar

Após a divulgação do resultado os candidatos interessados deverão em entrar com Recurso contra o Resultado do Processo. O interessado deverá encaminhar Recurso conforme prazo e as orientações e requerimento em anexo ao Edital

Documentos Requerimento de Recurso -Documento anexo em Edital.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa De acordo com o prazo estabelecido no Edital.


7 Acompanhar resultado final do processo

O estudante deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese. O estudante que tiver sido aprovado no processo de Transferência Externa deve acompanhar as orientações e o cronograma para realizar a matrícula no curso pretendido.

Documentos Não há documentação obrigatória para esta etapa.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277


Tempo de duração da etapa De acordo com prazo estabelecido em Edital.


Outras informações

Quanto tempo leva?

Durante a vigência do Edital.

Validade do Documento?

Durante a vigência do Edital.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação.

Legislações

Resolução CONSEPE/UFVJM nº42, de 07 de novembro de 2018;
Resolução CONSEPE/UFVJM nº11, de 11 de abril de 2019.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Coordenação de Processos Seletivos- Copese da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12 h – De 14 às 17 h
Web: Acesse a página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone:(38)3532-1277

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço Público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.