Inscrever no Processo de Obtenção de Novo Título da UFVJM

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

Obtenção de Novo Título é destinada a candidato que já tenha concluído curso superior de graduação e deseja fazer novo curso de graduação na UFVJM.

Quem pode utilizar este serviço?

I - Graduados;
II - Pessoas portadoras de diploma em curso superior de instituição brasileira autorizado ou reconhecido pelo MEC;
III - Diplomado em curso superior de instituição estrangeira reconhecida pelo MEC.

Etapas para a realização deste serviço

1 Acessar a página da Coordenação dos Processos Seletivos da UFVJM.

O interessado deve entrar na página Copese e acessar o Edital do Processo que rege as ocupação das vagas remanescentes.

Documentos Não há documentação obrigatória para essa etapa.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


Canal de prestação do serviço Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12h – De 14 às 17h
Web: Página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone: (38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


2 Ler atentamente o Edital e verificar se atende aos requisito para se inscrever

O interessado deverá ler o Edital e verificar se atende aos seguintes requisitos:
I. Haver disponibilidade de vaga no curso pretendido, após a finalização da etapa II prevista no item do Edital de Vagas Remanescentes;
II. Ser o candidato diplomado em curso superior de instituição brasileira autorizado ou reconhecido pelo MEC ou ser diplomado em curso superior de instituição estrangeira reconhecida pelo MEC;
III. Ter realizado o ENEM de 2016, 2017 ou 2018;

Documentos Diploma, Extrato de notas do Enem.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


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Telefone: (38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


3 Preencher o Requerimento de Inscrição para Obtenção de Novo Título

Imprimir e preencher o requerimento de Inscrição para Obtenção de Novo Título, documento anexo ao Edital de Vagas Remanescentes.

Documentos Requerimento de Inscrição devidamente preenchido e assinado, conforme anexo em Edital;
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (instruções para emitir a GRU: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/boleto-bancario.html);
01 cópia do extrato individual de notas do ENEM (Enem – Resultado) do candidato, disponível no site enem.inep.gov.br (Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do ENEM, deverá apresentar somente uma dessas notas. Caso apresente mais de um extrato de notas do ENEM, terá sua inscrição indeferida);
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;
01 cópia do comprovante de que o curso superior já concluído é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, ou curso superior de instituição estrangeira, reconhecido no país de origem (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue fica o candidato dispensado de apresentar documento específico);
01 cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de curso de graduação, ou cópia do diploma de curso de instituição estrangeira, validado pelo MEC;
Declaração de Composição da Renda Familiar, documento anexo ao Edital.


Custos O Valor da taxa de Inscrição é de R$40,00(quarenta reais).


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Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
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Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


4 Emitir a Guia de Recolhimento da UNião(GRU) e pagar a taxa correspondente a Inscrição

Para emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU), o discente deverá acessar o site do Tesouro Nacional, inserir os códigos abaixo e clicar em avançar:
Unidade Gestora (UG): 153036
Gestão: 15243
Código de Recolhimento: 288322

Na tela seguinte, inserir os dados abaixo para preenchimento dos campos obrigatórios:
Número de Referência: 16888315000157002
CPF e nome do usuário
Valor principal: R$ 40,00
Valor total: R$ 40,00

O sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser paga em uma agência do Banco do Brasil.

Documentos CPF.


Custos O valor da taxa de inscrição é R$40,00(quarenta reais).


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Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.


5 Enviar a documentação da Solicitação.

O candidato deve juntar toda a documentação solicitada e entregar a documentação(solicitada no Edital de inscrição) para o processo de Obtenção Novo Título pessoalmente, na Copese, prédio da Reitoria, Campus JK em Diamantina ou encaminhá-la via Sedex, em envelope lacrado e identificado.
No caso de envio correios o candidato deve encaminhar para o seguinte endereço:
Coordenação de Processos Seletivos- COPESE/UFVJM
Rodovia MGT 367, km 583, nº 5000- Bairro Alto da Jacuba
Diamantina – MG
Cep:39100-000

Documentos Requerimento de Inscrição devidamente preenchido e assinado, conforme anexo em Edital;
01 cópia legível dos documentos de Identidade e CPF;
GRU com comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 40,00 (instruções para emitir a GRU: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/boleto-bancario.html);
01 cópia do extrato individual de notas do ENEM (Enem – Resultado) do candidato, disponível no site enem.inep.gov.br (Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do ENEM, deverá apresentar somente uma dessas notas. Caso apresente mais de um extrato de notas do ENEM, terá sua inscrição indeferida);
01 cópia do Histórico Escolar do curso de graduação;
01 cópia do comprovante de que o curso superior já concluído é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC, ou curso superior de instituição estrangeira, reconhecido no país de origem (se essa comprovação constar no histórico escolar de graduação entregue fica o candidato dispensado de apresentar documento específico);
01 cópia do Diploma de Graduação ou Certificado de Conclusão de curso de graduação, ou cópia do diploma de curso de instituição estrangeira, validado pelo MEC;
Declaração de Composição da Renda Familiar, documento anexo ao Edital.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


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Tempo de duração da etapa O prazo para entrega da documentação está previso no cronograma do Edital.


6 Acompanhar a publicação do resultado

O candidato deve acompanhar a publicação do resultado do Processo Seletivo na página da Copese.

Documentos Não há documentação para esta etapa.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


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Web: Página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone: (38)3532-1277


Tempo de duração da etapa O Resultado será divulgado conforme cronograma especificado no Edital.


7 Entrar com recurso contra Resultado do Processo

Após o Resultado preliminar de cada processo, a Copese receberá recurso nas datas estabelecidas no Cronograma através do e-mail recursoscopese@ufvjm.edu.br.

Documentos Documento em anexo: Requerimento contra resultado do Processo.


Custos Esta etapa é gratuita ao usuário.


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Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone: (38)3532-1277


Tempo de duração da etapa Prazo estabelecido no cronograma do Edital.


8 Acompanhar as orientações e o cronograma para realizar a matrícula no curso pretendido.

O candidato que tiver sido aprovado no processo de Obtenção de Novo Título deve acompanhar as orientações e o cronograma para realizar a matrícula no curso pretendido.

Documentos Não documentação obrigatória para esta etapa.


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Tempo de duração da etapa Cronograma e prazo estabelecidos pela Prograd


Outras informações

Quanto tempo leva?

Prazo estabelecido Cronograma do Edital.

Validade do Documento?

Válido durante a vigência do Processo.

A quem se destina?

Graduados.

Legislações

Resolução CONSEPE/UFVJM nº42, de 07 de novembro de 2018;
Resolução CONSEPE/UFVJM nº11, de 11 de abril de 2019.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Coordenação de Processos Seletivos- Copese da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e atende o Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Presencial: Recepção da Copese- Prédio da Reitoria- Campus JK- Diamantina- Horário de atendimento: 8 às 12h – De 14 às 17h
Web: Página da Copese
Web: E-mail copese@ufvjm.edu.br
Telefone: (38)3532-1277

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.