Formação Pedagógica Continuada para a Docência – Forped

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

O Programa tem como objetivo promover o aprimoramento pedagógico permanente do corpo docente, mediante: (i) o estímulo à reflexão sobre a prática pedagógica no Ensino Superior a partir da estruturação didática do processo de ensino e dos elementos que a constituem; (ii) a avaliação crítica da retenção e da evasão dos estudantes; (iii) a apropriação de novas concepções e metodologias de ensino-aprendizagem e processos avaliativos; o estímulo à inovação didática e curricular, à troca de experiências bem sucedidas e à produção de material didático-pedagógico; (iv) o estímulo à capacitação para uso de tecnologia da informação no processo de ensino-aprendizagem e (v) a promoção de ações que visem o exercício da interdisciplinaridade.

Quem pode utilizar este serviço?

Docentes da UFVJM.

Etapas para a realização deste serviço

1 O planejamento semestral do Programa FORPED deve ser elaborado pela DAP com a participação efetiva dos docentes da UFVJM pós-graduados na área da Educação, em consonância com as necessidades apontadas pelas coordenações dos cursos de graduação, devendo ser aprovado pelo Conselho de Graduação.

Acessar na página da PROGRAD na internet, o menu FORPED.

Documentos De acordo com orientações a serem repassadas quando da abertura de inscrições.para o Forped.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial: Divisão de Assuntos Acadêmicos na Pró-Reitoria de Graduação no Prédio da Reitoria do Campus JK
Web: Acesse o portal
Web: E-mail forped@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda.

Validade do Documento?

Ao final da ação, o participante fará jus a um Certificado.

A quem se destina?

Professores.

Legislações

RESOLUÇÃO Nº. 34 - CONSEPE, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2009.Institui o Programa de Formação Pedagógica Continuada para a Docência - FORPED na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço da Divisão de Assuntos Acadêmicos (DAA) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017
Presencial: DAA Prédio da Reitoria: Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5.000 Alto da Jacuba CEP 39100-000
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Web: Acesse o portal
Web: E-mail daa@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.