Análise técnico-pedagógica de Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd)

O que é?

É a leitura analítica e técnico-pedagógica do Projeto Pedagógico de Curso pela Divisão de Apoio Pedagógico DAP, conforme previsto em Regimento Interno da Prograd - Resolução CONSU nº 19, 05 de novembro de 2010.

Quem pode utilizar este serviço?

Professores dos Cursos de Graduação, estudantes e comunidade externa.

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar a leitura analítica e técnico-pedagógica do Projeto Pedagógico de Curso para a Divisão de Apoio Pedagógico - DAP

O solicitante deverá encaminhar memorando com a solicitação explicitada. O solicitante deverá constatar a viabilidade da solicitação, verificando sempre que possível a comunicação por e-mail.

Documentos Requerer, por meio de memorando e projeto pedagógico, a leitura analítica e técnico-pedagógica para a Divisão de Apoio Pedagógico - DAP.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial: Divisão de Apoio Pedagógico / PROGRAD - Prédio da Reitoria. Das 08:00 às 17:00.
Web: E-mail dap@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa 60 (sessenta) dias a partir do recebimento da documentação pela diretoria de ensino.

2 Acompanhar a viabilidade da solicitação por meio de validação do processo de criação do currículo

O solicitante deverá constatar a viabilidade da solicitação, verificando os itens constantes no processo de leitura analítica e técnico-pedagógica, e sempre que possível verificar a comunicação interna: e-mail/memorando, para consulta acerca das etapas cumpridas, pendentes e finalizadas.

Documentos Não há documentação obrigatória.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Web: E-mail dap@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Entre 60 dias e conforme demanda.

Quanto tempo leva?

De acordo com a demanda.

Validade do Documento?

Enquanto vigorar o PPC.

A quem se destina?

Estudantes em potencial, Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de pós-graduação, Estudantes internos de ensino a distância, Professores, Técnicos Administrativos, Terceirizados, Comunidade externa, Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso.

Legislações

Resolução CONGRAD nº 2/2013;
Resolução CONSEPE nº 20/2013;
Resolução CONSEPE nº 11/2019;
Outras legislações do ensino e curso.

Responsável pelo atendimento

Divisão de Apoio Pedagógico e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Web: E-mail dap@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.