Solicitar empréstimo de equipamentos de tecnologia assistiva.

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace)

O que é?

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) disponibiliza, para empréstimo, materiais de tecnologia assistiva como cadeiras de rodas (para deslocamento dentro dos Campi), muletas, calculadoras sonoras e gravadores. Oferece ainda outros equipamentos que poderão ser utilizados nos locais onde estão disponibilizados e, ou instalados, tais como: teclados em braile, impressora braile, teclados com letras ampliadas, lupa eletrônica, colmeia, guia de assinatura, soroban, máquina em braile, reglete e punção, mouses adaptados e ledor de tela, mesa adaptada para alunos cadeirante.

Quem pode utilizar este serviço?

Estudantes, servidores e terceirizados da UFVJM que necessitem dos equipamentos para uso próprio ou para o desenvolvimento de ações direcionadas a pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtornos de aprendizagem ou de desenvolvimento.

Etapas para a realização deste serviço

1 Preencher formulário de empréstimo, retirar o material ou obter informação sobre o local de disponibilização de equipamentos.

1 - Comparecer a sala do NACI para preencher formulário de empréstimo.
2 - Retirar o material ou receber informação do local de disponibilização do equipamento requerido.

Documentos Documento de identidade;
Documento comprobatório de vínculo com a UFVJM.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial:
Campus do Mucuri: Sala da Proace, prédio Administrativo, de segunda a sexta-feira, 08h às 12h e 14h às 17h.
Campus Janaúba: Sala da Proace, de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e 13h às 17h.
Campus Unaí: Sala da Proace, de segunda a sexta-feira, de 07h às 11h e 13h às 16h.

Tempo de duração da etapa Atendimento imediato, de acordo com a disponibilidade do equipamento.

2 Devolver o material emprestado dentro do prazo estabelecido no formulário.

1 - Comparecer a sala do NACI para efetivar a devolução do material emprestado.
2 - Registrar a entrega no formulário.

Documentos Não é exigido nenhuma há documentação nessa etapa.

Custos Este serviço é gratuito ao usuário.

Canal de prestação do serviço Presencial:

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda.

Validade do Documento?

A conclusão deste serviço não gera nenhum documento a ser entregue ao usuário.

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de pós-graduação, Estudantes internos de ensino a distância, Professores, Técnicos Administrativos, Terceirizados

Legislações

Inciso XII, art. 28, da Lei 13.146, de 06 de julho de 2015.
Portaria 3.284, de 07 de novembro de 2003.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NACI) da Pró-reitoria de Assuntos comunitários e Estudantis (Proace), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e atende ao Decreto N 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Campi de Diamantina:
Telefone: 38) 3532-1200 (Voilp) 8116
Web: Email: naci@ufvjm.edu.br
Presencial: Campus JK: Sala 210, antigo prédio da Diretoria de Educação Aberta e à Distância – DEAD, de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e 14h às 16h.

Campus do Mucuri:
Telefone: (33) 3529-2700 (Voilp) 2835
Web: Email: naci.mucuri@ufvjm.edu.br
Presencial: Sala da Proace, prédio Administrativo, de segunda a sexta-feira, 08h às 12h e 14h às 17h.

Campus Janaúba:
Web: Email: naci.janauba@ufvjm.edu.br
Presencial: Sala da Proace, de segunda a sexta-feira, de 08h às 12h e 13h às 17h.

Campus Unaí:
Web: Email: naci.unai@ufvjm.edu.br
Presencial: Sala da Proace, de segunda a sexta-feira, de 07h às 11h e 13h às 16h.

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.
E conforme o disposto na Lei nº 13.146/2015, a pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
A Lei nº 13.146/2015 dispõe que as edificações públicas e privadas de uso coletivo já existentes devem garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência em todas as suas dependências e serviços, tendo como referência as normas de acessibilidade vigentes.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.
Este direito é reiterado no artigo 9º da Lei nº 13.146/2015.