Solicitar registro de marca (titularidade da UFVJM)

Centro de Inovação Tecnológica (CITec)

O que é?

A marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa. De acordo com a legislação brasileira, são passíveis de registro como marca todos os sinais distintivos visualmente perceptíveis, não compreendidos nas proibições legais. A titularidade da UFVJM está ligada a marcas advindas de projetos institucionais da Universidade. Os procedimentos para registro da marca são realizados junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Quem pode utilizar este serviço?

Coordenador de projeto institucional da UFVJM

Etapas para a realização deste serviço

1 Solicitar a abertura de processo de registro

O usuário deverá preencher o formulário online disponível no site do CITec, informando seus dados pessoais e escolhendo no tipo de demanda “Proteção de Propriedade Intelectual” e, em seguida, “Marcas”. Em até 10 (dez) dias úteis, o CITec entrará em contato com o usuário através do e-mail informado, enviando o formulário de notificação de proposta de marca.

Documentos Nome;
Endereço de e-mail (institucional ou pessoal);
Telefone;
Vínculo com a UFVJM (no caso, sim);
Categoria de vínculo com a UFVJM (docente, técnico administrativo, discente ou outra);
Unidade acadêmica/departamento ou setor administrativo;
Tipo de demanda (no caso, proteção de propriedade intelectual);
Tipo de PI (no caso, marcas);
Nome completo do inventor, idealizador ou desenvolvedor principal da marca;
Nome da marca;
Descrição da marca;
Equipe;
A invenção foi divulgada e/ou publicada (sim ou não);
Informações Complementares (opcional, caso haja alguma).

Canal de prestação do serviço Web: Acesse o formulário online

Tempo de duração da etapa Atendimento imediato.

2 Preencher o formulário de notificação de proposta de marca

O usuário deverá preencher o formulário de notificação de proposta de marca e enviá-lo ao e-mail do CITec ou entregá-lo presencialmente, devidamente assinado.

Dados dos envolvidos na criação da marca:
a) nome; b) nacionalidade; c) CPF; d) endereço completo; e) cidade; f) CEP; g) país; h) Telefone; i) e-mail para contato (institucional ou pessoal); j) titulação máxima à época do desenvolvimento da marca; k) link do Lattes; l) Vínculo com a UFVJM à época do desenvolvimento da marca;
Informações sobre a marca:
a) nome; b) descrição; c) apresentação da marca (nominativa, figurativa, mista ou tridimensional); d) natureza da marca (de produto, de serviço, coletiva ou de certificação); e) imagem digital da marca; f) classe da marca (classificação de produtos e serviços – NCL); g) classificação dos elementos figurativos da marca (classificação de Viena); h) houve algum Suporte Interno vinculado ao desenvolvimento da marca (Fundos de Pesquisa da UFVJM, Unidade ou do Departamento)?; i) conhece outra marca com característica similar? (Se sim, qual?); j) há interesse de vincular a marca à UFVJM (sim ou não).

Documentos a serem preenchidos Download do arquivo

Canal de prestação do serviço Web: e-mail citec@ufvjm.edu.br
Presencial: CITec/Campus JK da UFVJM - Pavilhão de Salas de Aula I, 3º andar / Rodovia MGT 367 - Km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba - Diamantina/MG (08h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00).

Tempo de duração da etapa Até 45 (quarenta e cinco) dias úteis.

3 Acompanhar solicitação

Durante os procedimentos de formalização do registro de marca, o CITec poderá solicitar ao usuário informações e/ou documentos complementares, que deverão ser enviados por e-mail ou entregues presencialmente, devidamente assinados e em tempo hábil para a continuidade do processo.

Documentos Não há documentação obrigatória.

Canal de prestação do serviço Web: e-mail citec@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa O INPI poderá ou não conceder o registro da marca. Em caso de concessão, o Certificado de Registro de Marca será emitido e encaminhado ao usuário via-email.

4 Receber resultado do pedido de registro

Documentos Não há documentação obrigatória.

Canal de prestação do serviço Web: e-mail citec@ufvjm.edu.br

Tempo de duração da etapa Não estimado ainda.

Quanto tempo leva?

Não estimado ainda.

Validade do Documento?

10 anos (renováveis sucessivamente).

A quem se destina?

Estudantes internos de graduação, Estudantes internos de pós-graduação, Estudantes internos de ensino a distância, Professores, Técnicos Administrativos

Legislações

Lei 9.279, de 14 de maio de 1996 ;
Lei 13.243/16;
Resolução do Instituto Nacional da Propriedade Industrial nº 177, de 18 de janeiro de 2017.

Responsável pelo atendimento

Este é um serviço do Centro de Inovação Tecnológica da UFVJM e atende ao Decreto n° 9.094, de 17 de julho de 2017.

Forma de comunicação com o prestador do serviço

Telefone: (38)3532-6819
Web: e-mail citec@ufvjm.edu.br

Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade, Respeito, Acessibilidade, Cortesia, Presunção da boa-fé do usuário, Igualdade, Eficiência, Segurança e Ética.

Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.