Fluxograma de Atividades

Entenda como funciona o fluxo das atividades na PRPPG

 

Segue abaixo a lista dos Procedimentos Operacionais Padrões - POPs de cada atividade/serviço da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - PRPPG.

Setor Macroprocesso POP Nº Título
Assessoria Administrativa e Acadêmica Expediente para a realização da reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – CPPG, órgão colegiado deliberativo da PRPPG. 01.1.2 Reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação - CPPG
Assessoria Administrativa e Acadêmica Fomento de custeio, sem prejuízo das bolsas, que a CAPES destina para manutenção dos programas acadêmicos de pós-graduação, que possuem conceito compreendido entre 3 e 5 02.1.2 Gestão do Programa de Apoio a Pós-Graduação – PROAP/CAPES
Assessoria Administrativa e Acadêmica Recebimento de correspondências (físicas e eletrônicas) destinadas à PRPPG. 03.1.2 Recebimento e envio de correspondências
Assessoria Administrativa e Acadêmica Fomento institucional para a manutenção das atividades de Pesquisa e Pós-graduação na UFVJM 04.1.2  Descentralização do recurso financeiro da PRPPG
Assessoria Administrativa e Acadêmica Registro, acompanhamento, avaliação e controle finalístico de projetos sem Chamada Pública envolvendo ou não Fundações de Apoio. 05.1.2  Gestão de Projetos envolvendo ou não Fundações de Apoio sem chamada pública
Assessoria Administrativa e Acadêmica Empenho, prestação de contas e reembolso dos elementos das despesas a) Auxílio Financeiro a Estudante (339018-04) e b) Auxílio Financeiro ao Pesquisador (339020-01), utilizados com o recurso PROAP da CAPES. 06.1.2  Pagamento do auxílio financeiro a alunos da pós-graduação e a pesquisadores concedidos pelo PROAP da CAPES
Assessoria Administrativa e Acadêmica Solicitação de diária(s) e passagem(s) aérea/terrestre(s) para viagem(s) a serviço dos servidores e colaboradores eventuais 07.1.2  Diárias e passagens
Assessoria Administrativa e Acadêmica Solicitação de ato administrativo normativo que visa dar publicidade às ações administrativas 08.1.2  Portarias

 

Setor Macroprocesso POP Nº Título
Diretoria de Pesquisa Avaliação de propostas submetidas em edital de Iniciação Científica 1.2.2 Avaliação de propostas submetidas em edital de Iniciação Científica
Diretoria de Pesquisa Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT com bolsa de IC 2.2.2 Contemplar projetos excedentes em editais CICT com bolsa de IC
Diretoria de Pesquisa Emissão de declaração de participação em Projetos de Pesquisa 3.2.2  Declaração de participação em Pesquisa
Diretoria de Pesquisa Processo para elaboração de edital para distribuição de bolsas de Iniciação Científica 4.2.1  Elaboração de edital de iniciação científica
Diretoria de Pesquisa Encerramento de Projetos de Pesquisa NÃO vinculado à agência de fomento ou editais de bolsa de IC 5.2.2 Encerramento de Projeto de Pesquisa não vinculado a agência de fomento
Diretoria de Pesquisa Envio semestral da frequência do (a) bolsista no SIGA 6.2.2  Envio de Frequência semestral
Diretoria de Pesquisa Implementar as bolsas de IC contempladas em edital 7.2.2  Implementação de bolsa de Iniciação Científica
Diretoria de Pesquisa Lançar e fazer demais publicações de edital de bolsa de Iniciação Científica 8.2.2  Lançamento de edital de bolsa de Iniciação Científica
Diretoria de Pesquisa Divulgar resultado parcial da avaliação de projetos submetidos a edital de IC 9.2.2  Liberação de Resultado Parcial e avaliação de recursos interpostos
Diretoria de Pesquisa Liberar resultado final dos projetos submetidos em edital de IC 10.2.2  Liberação do Resultado Final
Diretoria de Pesquisa Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT com bolsa institucional ou CNPq 11.2.2  Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT institucional e CNPq
Diretoria de Pesquisa Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT com bolsa PIBIC/FAPEMIG 12.2.2  Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT-FAPEMIG
Diretoria de Pesquisa Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT com bolsa PIBIC Jr/FAPEMIG 13.2.2  Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT-PIBIC Jr FAPEMIG
Diretoria de Pesquisa Registrar projeto de IC contemplado com bolsa em edital da CICT 14.2.1  Registro de Projeto de Iniciação Científica vinculado a edital CICT-PIBIC-EM CNPq
Diretoria de Pesquisa Cadastrar no SIGA projeto de pesquisa exigido para discentes de Pós-graduação conforme Art.52 da Resolução 05/2015/CONSEPE 15.2.2  Registro de Projeto de Pesquisa para Mestrado e Doutorado
Diretoria de Pesquisa Inserir no SIGA projeto de pesquisa NÃO vinculado a agência de fomento ou editais de bolsa de IC. 16.2.2  Registro de Projeto de Pesquisa não vinculado a agência de fomento ou editais CICT
Diretoria de Pesquisa Substituir bolsista em projeto de IC ou IT 17.2.2  Substituição de bolsista CNPq e Institucional (UFVJM)
Diretoria de Pesquisa Substituir bolsista em projeto de IC 18.2.2  Substituição de bolsista PIBIC FAPEMIG
Diretoria de Pesquisa Substituir bolsista em projeto de IC 19.2.2  Substituição de bolsista PIBIC Jr FAPEMIG
Diretoria de Pesquisa Substituir a orientação de bolsista em projetos de IC 20.2.2  Substituição de Orientação de bolsista
Diretoria de Pesquisa Utilização da Taxa de Bancada disponibilizada pela FAPEMIG aos programas de Doutorado 21.2.1  Solicitação de uso da Taxa de Bancada
Diretoria de Pesquisa Encerrar no SIGA projetos de pesquisa de Mestrado e Doutorado, exigido para discentes de Pós-graduação conforme Art.52 da Resolução 05/2015/CONSEPE. 22.2.2  Encerramento de Projeto de Pesquisa para Mestrado e Doutorado
Diretoria de Pesquisa Encerrar no SIGA projetos de pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica com bolsa 23.2.2  Encerramento de Projeto de Pesquisa vinculado a Edital CICT
Diretoria de Pesquisa Encerrar no SIGA projetos de pesquisa de IC vinculados a editais de bolsa de IC com relatório parcial 24.2.2  Encerramento de Projeto de Pesquisa com resultado Parcial vinculado a Edital CICT
Diretoria de Pesquisa Avaliação da proposta de atividades experimentais ou ensino que envolvam animais, assegurando o cumprimento das normas de criação e uso ético conforme determina a Resolução Normativa nº 001/2010 – CONCEA 25.2.2  Submissão de Protocolos na CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Avaliar e emitir parecer das propostas de atividades experimentais ou ensino que envolvam animais, assegurando o cumprimento das normas de criação e uso ético conforme determina a Resolução Normativa nº 001/2010 – CONCEA. 26.2.2  Tramitação de Propostas na CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Encerrar proposta aprovada junto a CEUA/UFVJM campus Diamantina em atendimento ao item IX, art. 6º, cap. II da Resolução Normativa nº 001/2010 – CONCEA. 27.2.2  Encerramento de Proposta Aprovadas junto a CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Avaliar solicitação de repetição de aula prática encaminhada pelo Docente de acordo com as exigências do item 9.4.4 da Resolução Normativa CONCEA n. 30, de 02 de fevereiro de 2016. 28.2.1 Submissão de Solicitação de Repetição de Aula prática na CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Alterar protocolo anteriormente aprovado pela CEUA/UFVJM 29.2.2  Alteração de Protocolo Aprovado junto a CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Arquivar documentos conforme determina o Sistema de Documentos de Arquivo de Administração Pública Federal e a lei nº 8.159/1991 30.2.1  Arquivamento de Proposta submetidas a CEUA-UFVJM
Diretoria de Pesquisa Avaliar proposta de projetos de pesquisa que envolvem seres humanos, assegurando o atendimento aos fundamentos éticos e científicos pertinentes, bem como garantindo os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado 31.2.2 Submissão e tramitação de Projetos no CEP/UFVJM
Diretoria de Pesquisa Solicitar autorização do CEP para alteração do projeto original via Plataforma Brasil 32.2.2  Submissão de Emenda de Projeto de Pesquisa ao CEP/UFVJM
Diretoria de Pesquisa Encaminhar o relatório parcial/final/suspensão de estudo ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFVJM). 33.2.2  Envio de Relatório Parcial/Final/Suspensão de Estudo para o CEP/UFVJM
Diretoria de Pesquisa Solicitar Auxílio PROAPP (Programa da PRPPG voltado para fomentar a participação de servidores efetivos e alunos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da instituição em eventos de natureza técnico-científica, nacionais e internacionais, sobretudo congressos, simpósios, seminários e similares) 34.2.1  Pedido de auxílio PROAPP
Diretoria de Pesquisa Registro, acompanhamento, avaliação e controle finalístico de projetos junto à PRPPG relativos aos projetos contemplados por Chamada Pública envolvendo Fundações de Apoio. 35.2.1  Gestão de Projetos envolvendo Fundações de Apoio com chamada pública
Diretoria de Pesquisa Pesquisa de editais para fomento à pesquisa e divulgação dos mesmos 36.2.1  Identificação e divulgação de editais para fomento à pesquisa

 

Setor Macroprocesso POP Nº Título
Diretoria de Pós-Graduação Abertura de edital, seleção e divulgação dos resultados para acesso aos programas de pós-graduação 1.3.3 Processo Seletivo
Diretoria de Pós-Graduação Efetuar a matrícula tornando os discentes regulares. 2.3.3  Matrícula
Diretoria de Pós-Graduação Acompanhamento da situação acadêmica dos discentes de pós-graduação. 3.3.3  Gestão acadêmica dos discentes de pós-graduação no SIGA
Diretoria de Pós-Graduação Chancelar as bolsas de mestrado e doutorado 4.3.3  Concessão de bolsas Demanda Social/CAPES
Diretoria de Pós-Graduação Chancelar as bolsas de mestrado e doutorado. 5.3.3  Concessão de bolsas FAPEMIG
Diretoria de Pós-Graduação Chancelar as bolsas de mestrado e doutorado. 6.3.3  Concessão de bolsas Cota Institucional/UFVJM
Diretoria de Pós-Graduação Elaborar e propor ao CPPG calendário acadêmico e administrativo para a pós-graduação 7.3.1  Calendário Acadêmico e Administrativo
Diretoria de Pós-Graduação Atender ao público nas demandas referentes à pós-graduação 8.3.2  Atendimento ao público pessoalmente, através de e-mail institucional e telefone
Diretoria de Pós-Graduação Emissão de Declarações, Certidões, Certificados, Históricos Parciais e Finais 9.3.3 Expedição de Documentos
Diretoria de Pós-Graduação Creditar no histórico de pós-graduação disciplina cursada de forma não convencional. 10.3.2 Procedimentos para aproveitamento de créditos de disciplina
Diretoria de Pós-Graduação Inscrever candidatos que queiram cursar disciplinas dos cursos de pós-graduação 11.3.1 Disciplinas Isoladas
Diretoria de Pós-Graduação Criar o e-mail institucional para o discente acessar o portal de Periódicos da CAPES. 12.3.3 Criação de e-mail Institucional
Diretoria de Pós-Graduação Cadastrar licença maternidade nos sistemas da pós-graduação 13.3.3 Licença Maternidade
Diretoria de Pós-Graduação Cadastrar e encaminhar requerimento de licença saúde de discente 14.3.1 Licença Saúde
Diretoria de Pós-Graduação Receber e encaminhar as dissertações/teses para que sejam incluídas no acervo da Instituição 15.3.3 Recebimento e envio das dissertações/teses para a Biblioteca
Diretoria de Pós-Graduação Conferir titulação ao discente após conclusão do curso de pós-graduação. 16.3.1 Expedição de Diploma
Diretoria de Pós-Graduação Orientar grupo de docentes para a criação de novos cursos e envio das APCNS à CAPES. 17.3.1 Proposta de criação de novos programas de Pós-graduação
Diretoria de Pós-Graduação Orientar o coordenador de programa sobre documentação e procedimentos para a implantação do novo curso recomendado pela Capes. 18.3.1 Implantação de novo programa de Pós-graduação