Notícias

PRPPG contrata plataforma Stela Experta para apoio estratégico aos programas de pós-graduação stricto sensu

publicado: 26/10/2022 10h06, última modificação: 26/10/2022 10h53
A nova ferramenta será utilizada para diagnóstico e acompanhamento do desempenho dos programas de pós-graduação com vistas à avaliação da CAPES

PRPPG CONTRATA PLATAFORMA STELA EXPERTA PG PARA APOIO ESTRATÉGICO AOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) acaba de contratar os serviços da plataforma Stela Experta PG para o apoio estratégico aos 24 programas de pós-graduação da UFVJM.

 

A nova ferramenta será utilizada para diagnóstico e acompanhamento do desempenho dos programas de pós-graduação com vistas à avaliação da CAPES, além de proporcionar uma gestão mais eficiente da pós-graduação embasada em dados técnicos e na simulação da performance dos programas junto a seus pares e por meio dos critérios das áreas de avaliação da CAPES.

 

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Thiago Fonseca, salienta que “a contratação da ferramenta Stela Experta tem por objetivo auxiliar os coordenadores e os colegiados dos cursos de pós-graduação da universidade na gestão eficiente dos programas, com tomadas de decisão que visem a excelência dos nossos cursos”, ressaltou ainda que “esta é mais uma ação da PRPPG em prol do fortalecimento da pós-graduação da UFVJM”.   

 

O investimento terá vigência de quatro anos e contemplará todos os 24 programas de pós-graduação da Universidade. A previsão para implantação da plataforma na UFVJM é para novembro de 2022.

 

A Plataforma Setla Experta PG

 

Criada pela startup Stela Tek, a plataforma Stela Experta foi criada para “oferecer soluções tecnológicas para instrumentalizar as instituições de ensino superior (IES) e as instituições de ciência, tecnologia e inovação (ICTIS) na gestão estratégica das informações”.

Utilizando dados da Plataforma Sucupira, a plataforma possibilita que o gestor realize avaliações comparativas entre PPGs da universidade e seus programas pares e identifique os docentes que estão acima/abaixo da média em cada indicador monitorado.

De acordo com o site da startup, o objetivo é “criar soluções para apoiar as IES/ICTIS no gerenciamento de processos de fomento, ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação, garantindo mais agilidade, confiabilidade, assertividade e transparência nos processos de tomada de decisões nessas instituições”