Programas de Pós-graduação da UFVJM sobem de conceito na avaliação quadrienal da CAPES

publicado: 05/10/2022 13h24, última modificação: 10/10/2022 10h33
A avaliação fortalece os programas de pós-graduação da Universidade e reflete a melhoria na produção acadêmica e de inovação tecnológica do corpo docente e discente

Nove programas de pós-graduação da UFVJM tiveram seu conceito aumentado, segundo avaliação quadrienal da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), referente ao quadriênio 2017- 2020. Uma excelente notícia, que fortalece os programas de pós-graduação da universidade e reflete a melhoria na produção acadêmica e de inovação tecnológica do corpo docente e discente.

Os programas que avançaram de conceito foram:

Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis;

Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição;

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde;

Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas;

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia;

Programa de Pós-graduação em Ensino em Saúde;

Programa de Pós-graduação em Estudos Rurais;

Programa de Pós-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional; e

Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas

Segundo o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Thiago Fonseca, o aumento dos conceitos dos programas é um indicativo de avanço e de fortalecimento da pós-graduação da UFVJM. “Este resultado, fruto do trabalho de várias mãos, demonstra o potencial dos nossos programas stricto sensu e fortalece a pós-graduação da universidade”, afirmou; e destacou ainda que “a PRPPG continua envidar esforços em prol da busca pela excelência da nossa pós-graduação”.

Os resultados da avaliação periódica dos programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Essa análise é conduzida pelas comissões de área de avaliação e, posteriormente, o CTC-ES, homologa os resultados finais. São estes resultados que fundamentam a deliberação do Conselho Nacional de Educação - CNE/MEC sobre quais cursos obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.

Para outras informações, acesse