Notícias

O Núcleo Integrado de Defesa Vegetal – Nuidev da UFVJM agora faz parte do International Pest Risck Research Group – IPRRG

publicado: 26/10/2022 13h25, última modificação: 26/10/2022 13h30
O grupo é focado em melhorar os métodos de modelagem e mapeamento de riscos de pragas através da aplicação e compartilhamento de pesquisas inovadoras

O Núcleo Integrado de Defesa Vegetal – Nuidev da UFVJM agora faz parte do International Pest Risck Research Group – IPRRG

 

O International Pest Risck Research Group IPRRG é um grupo internacional criado no ano de 2007 pelo seu atual presidente, Dr. Darren Kriticos, também diretor do Instituto Cervantes Agritech na Austrália. O grupo é focado em melhorar os métodos de modelagem e mapeamento de riscos de pragas através da aplicação e compartilhamento de pesquisas inovadoras.

Composto por membros de todos os continentes, o grupo realiza encontros anuais. Neste ano, ocorreu em Athenas, Grécia, onde a UFVJM foi representada pelos professores Ricardo Siqueira da Silva e José Barbosa dos Santos.

Com o tema “Mudança climática e avaliação de risco de pragas” o encontro reuniu participantes de diversos países numa ampla discussão sobre como os eventos climáticos afetarão a fitossanidade agrícola.

As pesquisas da UFVJM apresentadas foram desenvolvidas pelo Núcleo Integrado de Defesa Vegetal da UFVJM – NUIDEV composto pelos pesquisadores Marcus Alvarenga Soares, Ricardo Siqueira da Silva e José Barbosa dos Santos, além de discentes de vários cursos de graduação e dos programas de pós-graduação em Biologia Animal, Ciência Florestal e Produção Vegetal.

Entre as inovações destaca-se a Modelagem de Nicho ecológico de espécies animais e vegetais apontada como uma das principais inovações na prevenção de alteração na biodiversidade da região de influência da UFVJM na Reserva da Biosfera do Espinhaço. No Brasil, o professor Ricardo Siqueira é um dos principais pesquisadores, com reconhecimento internacional pela pesquisa com esse tipo de modelagem.

Além da divulgação dos trabalhos realizados pela comunidade acadêmica da UFVJM, o encontro teve como resultado a inclusão do NUIDEV junto ao IPRRG, permitindo parcerias para pesquisa e intercambio de docentes e discentes.

A próxima edição do evento ocorrerá no ano de 2023 na cidade de Nairobi no Quénia, sendo o NUIDEV convidado a participar além de congressistas, agora também como membros do IPRRG, motivo de orgulho para a UFVJM.