FINEP destina recursos para rede integrada de laboratórios do Campus Unaí

publicado: 12/04/2022 09h27, última modificação: 12/04/2022 09h30

A UFVJM foi contemplada com um aporte no valor de R$ 1.765.686,00, em convênio com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) para serem investidos na AGROPECLABS – Rede integrada de laboratórios para estudos em sistemas agropecuários. O montante será utilizado nos seguintes laboratórios, no campus de Unaí: Laboratório Agropecuária Sustentável (LAS), Laboratório de Sanidade Animal e Vegetal (LASAV), laboratório de Sistemas Integrados de cultivo e produção animal (LASI) e laboratório de melhoramento e biotecnologia animal e vegetal (LABIME). O investimento vai impulsionar as pesquisas e o desenvolvimento na pós-graduação dos cursos de Zootecnia, Ciência Florestal, Produção Vegetal, Geologia e Biocombustíveis.

O objetivo, segundo consta no Plano de Trabalho do projeto, é “ dotar o Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFVJM) de infraestrutura multiusuária que possa levar as pesquisas da Universidade a um novo patamar”. As pesquisas com os novos equipamentos poderão gerar informações relevantes quanto aos sistemas integrados de cultivo e produção animal; ao melhoramento, biotecnologia e sanidade para a agricultura e pecuária e à produção agropecuária sustentável.

O município de Unaí faz parte da mesorregião do Noroeste de Minas Gerais, região com forte vocação agropecuária. Unaí destaca-se como o maior produtor de grãos do estado e possui o terceiro maior rebanho bovino, conforme dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA – MG). O objetivo, com o investimento na Rede Agrolabs é “ desenvolver soluções científicas e tecnológicas inovadoras, para aumentar a eficiência produtiva de sistemas agropecuários já existentes, reduzindo os impactos ambientais, bem como propor novos sistemas adequados às demandas e preocupações atuais”.

Acesse o site da Finep

Campus Unaí Fonte: portalunaí.com.br