Notícias

Equipe multi-institucional junto com a UFVJM publica resultados de pesquisa relacionada a biodiesel em revista científica

publicado: 01/02/2022 13h25, última modificação: 01/02/2022 16h01
A publicação proporciona uma maior visibilidade por parte da comunidade científica ao trabalho e uma nova abertura sobre o tema da quimica verde e combustíveis renovávies, o biodiesel

 

Uma equipe de pesquisadores, incluindo professores da UFVJM acaba de ter seu trabalho publicado na revista open access Molecules. Denominada Catalytic Transformation of Triglycerides to Biodiesel with SiO2-SO3H and Quaternary Ammonium Salts in Toluene or DMSO, a pesquisa é desenvolvida desde 2015 e envolve o desenvolvimento de catalisadores sólidos produzidos a partir de areia de construção, obtida nas cachoeiras da região de Diamantina MG e seu emprego na produção de combustíveis verdes, como o biodiesel.

A equipe envolvida é multiinstitucional. Compõem a equipe o Prof. Dr. Sandro L. Barbosa, MsC. Adeline C. Pereira Rocha, MsC. Milton de S. Freitas, MsC. Antônio A. P. Fulgêncio Mestre  e Prof. Dr. David Lee Nelson (UFVJM); Prof. Dr. Giuliano Cesar Clososki e MsC. Franco J. Caires (USP); Prof. Dr. Stanlei I. Klein (Unesp); Prof Danilo L. Flumignan e MsC. Letícia Karen dos Santos (Unesp) Prof. Dr. Alexandre P. Wentz (SENAI/ CIMATEC) e Profa Vânya M. Duarte Pasa e Dra. Regiane D. Fernandes Rios (UFMG)

 

Segundo o professor Dr. Sandro L. Barbosa, da UFVJM, “A publicação de alguns dos resultados dessa pesquisa em uma revista Open Access como a Molecules, traz uma maior visibilidade por parte da comunidade científica ao trabalho e uma nova abertura sobre o tema da química verde e combustíveis renováveis, o biodiesel. Assim como, insere a UFVJM na vanguarda de um tema tão interessante quanto este que trata do uso de uma catalisador heterogêneo produzido a partir de areia coletada das cachoeiras da região de Diamantina e seu emprego na produção de biodiesel”.

 

A PRPPG através do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas (PAP) torna possíveis publicações como essas. Para acessar o conteúdo completo da pesquisa, acesse:

https://doi.org/10.3390/molecules27030953  ou http://site.ufvjm.edu.br/ppgcf/sandro-luiz-barbosa-dos-santos