DOCENTES DA UFVJM EM PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES PUBLICAM PARTE DE RESULTADOS DE PESQUISA EM IMPORTANTE REVISTA CIENTÍFICA

publicado: 29/01/2021 14h11, última modificação: 01/02/2021 13h31

DOCENTES DA UFVJM EM PARCERIA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

PUBLICAM PARTE DE RESULTADOS DE PESQUISA EM IMPORTANTE REVISTA CIENTÍFICA

Docentes pesquisadores do curso de Farmácia da UFVJM tiveram alguns dos resultados da sua pesquisa publicados na revista Open Access Scientific Reports, que pertence à Editora Nature, uma das mais respeitadas do mundo científico.

O tema da pesquisa versa sobre “o uso de um catalisador heterogêneo produzido a partir da areia coletada nas cachoeiras da região de Diamantina – MG”, que possui alto potencial para ser empregado como catalisador reutilizável e empregado na produção de uma vasta gama de produtos como a fármacos, aditivos para combustíveis; combustíveis verdes, como o biodiesel e o bioquerosene.

Tal publicação traz uma maior visibilidade por parte da comunidade científica ao trabalho e uma abertura sobre o tema, bem como insere a UFVJM na vanguarda de uma pesquisa tão relevante e atual quanto a que aborda as fontes renováveis de energia.

Por se tratar da produção e do estudo de um catalisador sólido e sua capacidade catalítica, a pesquisa se encontra em andamento desde 2005. Até o momento são 20 trabalhos publicados com este tema, 7 dissertações de mestrados e uma tese de doutorado defendidas, além de 2 cursos de mestrado e 2 de doutorados em andamento.

A pesquisa envolve outras instituições, tais como: Universidade de São Paulo (USP) pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto/SP, Universidade Estadual Paulista (SP) pelo Instituto de Química (IQ/Unesp) campus Araraquara/SP, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Centro Universitário SENAI CIMATEC vinculado a FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). E ainda conta com a participação de universidades internacionais, como: USTAR Bioenergy Center, Biological Engineering, Utah State University, Logan, USA e Research Institute for Medicines (iMed.ULisboa), Faculty of Pharmacy, Universidade de Lisboa, Portugal.

Os docentes envolvidos na pesquisa sobre o catalisador sólido são: Prof. Dr. Sandro L. Barbosa, MsC. Milton de S. Freitas, Prof. Dr. Wallans T. P. dos Santos e Prof. Dr. David Lee Nelson pertencentes ao quadro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri -UFVJM); Prof. Dr. Stanlei I. Klein, Universidade Estadual Paulista campus Araraquara (Unesp); Prof. Dr. Giuliano Cesar Clososki e MsC. Franco J. Caires (USP) Universidade de São Paulo; Prof. Dr. Adriano C. M. Baroni, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Prof. Dr. Alexandre P. Wentz, Centro Universitário SENAI CIMATEC (SENAI CIMATEC), Foster A. Agblevor, Utah State University (USTAR) e Carlos A. M. Afonso, Universidade de Lisboa (ULisboa)

Para conhecer na íntegra o teor da pesquisa, basta acessar os endereços eletrônicos:

https://rdcu.be/cdYcq ou http://site.ufvjm.edu.br/ppgcf/sandro-luiz-barbosa-dos-santos