Notícias

UNIFAL convida para mesa-redonda sobre COVID-19

publicado: 29/07/2020 12h37, última modificação: 29/07/2020 12h48
Evento irá debater sobre a validação de métodos, considerada uma etapa crucial para a garantia da qualidade das análises químicas

Covid-19: experiências e desafios emergentes no desenvolvimento e validação de testes moleculares e sorológicos”

 

O Controle de Ações de Extensão (CAEX), da Universidade Federal de Alfenas realizará a mesa-redonda, no dia 04 de agosto, terça-feira, às 14h (horário de Brasília), e tem como público-alvo profissionais da áreas química, biológicas e da saúde, que exerçam atividade em laboratórios relacionadas ao diagnóstico da Covid-19, bem como alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e áreas afins.

Ao final das apresentações, uma rodada de perguntas do público será realizada para esclarecer dúvidas da audiência.

 

As inscrições poderão ser realizadas por meio do link: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/caex/inscricoes/

 

A partir do surgimento e do crescente agravamento da pandemia de Covid-19, vários testes, com diferentes técnicas, foram descritos como ferramenta de grande aplicabilidade para o auxílio do seu diagnóstico e formulação de políticas para monitoramento do novo coronavírus. Sendo assim, o desenvolvimento de novas formas de testagem tem sido objeto de diversas pesquisas. Entretanto, alguns kits comerciais rápidos podem apresentar parâmetros de desempenho não apropriados e incompletos. Dessa forma, a validação de métodos é considerada uma etapa crucial para a garantia da qualidade das análises químicas, pois assegura a confiabilidade e adequabilidade para um propósito de uso. Diante deste cenário, o evento terá a participação de especialistas brasileiros de áreas distintas, que discutirão novidades e suas experiências nesta temática, incluindo detalhes sobre o desenvolvimento de métodos e os processos de validação de métodos qualitativos, bem como nas atividades no programa de monitoramento da qualidade dos testes rápidos.