Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

O PIBIC, por meio do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tem como principal objetivo proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre discentes de graduação, mediante envolvimento em projetos de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-AF

O PIBIC-AF é um programa vinculado ao CNPq e que tem como missão complementar as ações afirmativas já existente na universidade. Dentre seus objetos está a possibilidade de oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a oportunidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica e de contribuir para a formação científica de recursos humanos para qualquer atividade profissional. Este Programa está inserido no PIBIC.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI

O PIBITI, por meio do apoio do CNPq, visa estimular estudantes da graduação ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Tem como objetivos proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior - PIBIC-Jr

O PIBIC Jr, por meio do apoio da FAPEMIG, tem como objetivos induzir e contribuir para a iniciação de estudantes do ensino fundamental, médio e de educação profissional de Escolas Públicas em atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, ampliar a sua formação em ambientes de pesquisa e contribuir para o desenvolvimento de sua vocação científica por meio de concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica Júnior.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para Ensino Médio - PIBIC-EM

O PIBIC-EM tem a finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio da rede pública e escolas privadas de aplicação, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado da UFVJM.

Programa Institucional de Bolsas para a Inserção Regional - PIBIC-Inserção

O PIBIC/Inserção, através da integração entre universidade e comunidade, busca incorporar o desenvolvimento regional como tema à clássica missão de ensino e pesquisa da UFVJM. Tem como objetivos desenvolver projetos que reflitam e materializem abordagens alternativas e sustentáveis nos processos de desenvolvimento regional, urbano e rural nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais.