Orientações para Encaminhamento de Projetos

Os projetos para análise do CEP devem ser inseridos na Plataforma Brasil. Eles serão direcionados para este CEP via Conep e os pesquisadores deverão acompanhar o andamento da análise pelo sistema.

Documentação obrigatória:

• Folha de rosto gerada pelo sistema
    O CEP/UFVJM solicita a todos os pesquisadores que atentem para as assinaturas na Folha de Rosto que é automaticamente gerada pelo sistema da Plataforma Brasil.

Os pesquisadores devem imprimir essa Folha de Rosto, completar à mão o cargo do pesquisador, datar, assinar e solicitar assinatura do Reitor ou do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Em seguida, esse documento deve ser digitalizado, salvo em pdf e inserido no sistema junto com os outros documentos.

Orientações para preenchimento e envio da Folha de Rosto para assinatura. Clique AQUI

• Questionários

• Roteiro de Entrevista
    Os pesquisadores também deverão inserir na Plataforma Brasil os instrumentos de coleta separadamente.

• Carta de concordância/anuência do setor

• Carta de instituição co-participante
    A carta de Instituição coparticipante somente poderá ser anexada ao processo após o CEP analisar eticamente o projeto e solicitar via pendência a carta supracitada.
    Assim, a carta não poderá ser obtida antes da etapa de análise ética concluída, ou seja, a data da carta deverá ser posterior ao parecer do cep que solicitou tal documento.

• Projeto de pesquisa
    As informações sobre o projeto de pesquisa e o local em que as elas devem ser inseridas neste novo modelo de submissão via Plataforma Brasil para análise ética estão disponíveis nos arquivos:

De acordo com a Resolução 466/12 CNS item X.1.- 3.b., compete aos CEPs “acompanhar o desenvolvimento dos projetos, por meio de relatórios semestrais dos pesquisadores (…)”. Ainda de acordo com o item XI.2.d. é dever do pesquisador responsável “elaborar e apresentar os relatórios parciais e final”.

Dessa forma, os pesquisadores responsáveis deverão apresentar a este CEP os relatórios parcial e/ou final do projeto de pesquisa, conforme as datas estipuladas no parecer consubstanciado emitido.

Os relatórios deverão ser inseridos no Sistema Plataforma Brasil pelo ícone “Inserir Notificação” disponível para projetos aprovados. O pesquisador deve inserir o relatório de acordo com o modelo disponível na página do CEP/UFVJM.

Caso o pesquisador não apresente o relatório na data indicada no parecer de aprovação, o CEP solicitará formalmente ao pesquisador que o faça. Se ainda assim, o relatório não for apresentado, este Comitê passará a recusar a submissão de novos projetos desse pesquisador até que sua inadimplência seja resolvida.

Qualquer dúvida no preenchimento dos documentos e elaboração do protocolo de pesquisa, entre em contato com o CEP para esclarecimentos.

A Plataforma Brasil exige que, além do projeto preenchido pelo pesquisador na página, seja anexado um outro arquivo de projeto de pesquisa (anexado pelo pesquisador). O CEP/UFVJM comunica que a análise ética será realizada com o conteúdo apresentado no projeto de pesquisa gerado pela Plataforma Brasil, visando não comprometer os prazos estabelecidos. Dessa forma, é necessário que todas as informações estejam nesse documento.

AtençãoAlunos de pós-graduação (stricto ou lato sensu) podem configurar como pesquisadores responsáveis na submissão de projetos de pesquisa submetidos para análise ética, porém recomendamos que o (a) professor (a) orientador (a) faça a submissão, os orientandos podem ser inseridos como “assistentes de pesquisa” a fim de fazer a submissão e ter acesso ao projeto do próprio login. Os projetos de alunos de graduação devem ter como pesquisador (a) responsável o (a) professor (a) orientador (a).