Ações de Educação e Promoção em Saúde da Clínica Odonto-Proace

"Entende-se por educação em saúde quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações conducentes à saúde”. “Define-se promoção em saúde como uma combinação de apoios educacionais e ambientais que visam a atingir ações e condições de vida conducentes à saúde”. As atividades de Educação e Promoção em Saúde integram o campo de atuação da Clínica Odonto-Proace, estando presente tanto nas perícias, nos atendimentos clínicos, quanto nos espaços institucionais, tais como moradia estudantil, pavilhão de aulas e próximos a espaços de maior trânsito da comunidade universitária no campus JK da UFVJM, e esporadicamente, em atividades com o odontomóvel.

Executores: em Diamantina, esse atendimento é realizado por estudantes estagiários dos anos finais do Curso de Odontologia da UFVJM, supervisionados por uma cirurgiã-dentista e perita da Proace, com o apoio técnico-administrativo de uma servidora assistente em administração.

Critérios de seleção: os critérios para seleção dos participantes são: que sejam servidores, estudantes ou trabalhadores terceirizados da UFVJM e que apresentem interesse, por livre adesão. Podem ser grupos concentrados em uma sala, com perfil específico do público-alvo, ou podem ser abordagens livres e mais abrangentes, nos espaços institucionais.

Periodicidade das ações: elas ocorrem segundo o calendário acadêmico e são apresentadas à comunidade universitária como uma iniciativa dos profissionais da Clínica da Proace. Mas elas podem ser também solicitadas, com agendamento prévio, apresentação da temática a ser trabalhada: por servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados.

Duração: as ações de educação e promoção em saúde possuem um período de duração segundo a temática ou a combinação de temáticas abordadas. Podem ocorrer em algumas horas, ou em turnos inteiros. Não há um formato específico.

Agendamentos: serão feitos pelo telefone 3532-6052, de segunda à sexta-feira, das 08 às 12 e das 14 às 18h, ou pelo e-mail odontologiadtna.proace@ufvjm.edu.br

Quando: as ações de educação e promoção em saúde não possuem dia e horário pré-determinados. Elas precisam ser adequadas à agenda acadêmica dos estagiários, mas sendo para eles, também parte importante de sua carga horária. Podem ocorrer no turno matutino ou vespertino, ou em dia e horário demandados pelos públicos-alvos solicitantes.

Local: em Diamantina: a clínica Odonto-Proace está localizada à Rua da Glória, 187, Centro, abaixo da antiga biblioteca do campus I, Diamantina – MG. Elas também acontecem na Moradia Estudantil, no Odonto-móvel (eventualmente), nos espaços de maior trânsito de pessoas no campus JK da UFVJM, tais como na porta do Pavilhão de aulas ou das lanchonetes.