Sistema e-Prevenção

 

Como uma das iniciativas do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), por meio do sistema e-Prevenção, uma plataforma de autosserviço on-line contínua, os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) terão a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas.

Conheça abaixo os cinco mecanismos e seus respectivos componentes necessários para preenchimento do questionário de autoavaliação na plataforma:

1- Prevenção;

2- Detecção;

3- Investigação;

4- Correção e;

5- Monitoramento.

Confira as respostas preenchidas no sistema e-Prevenção relacionadas à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) clicando aqui.

No diagnóstico gerado pela plataforma após preenchimento do questionário é possível observar que a UFVJM encontra-se em um patamar intermediário de evolução no grau de aderência às boas práticas conforme apresentado na matriz, porém em um nível alto de suscetibilidade à corrupção. O ideal é que a instituição alcance a faixa verde e chegue a um nível aceitável de suscetibilidade.

Nesse sentido, analisando os resultados do diagnóstico por tipo de mecanismo, é possível verificar que a instituição encontra-se em um nível aprimorado no mecanismo Prevenção, avançado no mecanismo Detecção e básico nos mecanismos Investigação e Correção. O mecanismo Monitoramento encontra-se em um nível inicial, o que exigirá maior atenção dos gestores no plano de ação que tem previsão de ser disponibilizado pelo sistema e-Prevenção até novembro de 2021.

Acesse o diagnóstico obtido pela UFVJM clicando aqui.