Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012

Órgãos de Deliberação Superior

Conselho Universitário

Conselho Universitário (Consu) é o órgão superior máximo de deliberação coletiva da Universidade, em matéria de política universitária e de administração.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o órgão técnico de supervisão e deliberação em matéria de ensino, pesquisa e extensão.

Órgão de Supervisão Econômico-Financeira, Contábil e Patrimonial

Conselho de Curadores

Conselho de Curadores (Concur) é o órgão superior de supervisão das atividades de natureza econômica, financeira, contábil e patrimonial institucional.

Órgão  Consultivo

Conselho de Integração Comunitária

Conselho de Integração Comunitária (Consic) é o órgão responsável em prover apoio à Universidade, além de dar subsídios de natureza crítica, visando à maior integração da Universidade com a sociedade.

Órgão Suplementar

Centro de Inovação Tecnológica

Centro de Inovação Tecnológica (Citec) é responsável em agregar competências e valores voltados ao desenvolvimento tecnológico em todas as áreas de atuação institucional e promover tecnologias de novas áreas do conhecimento.

Superintendência

Sistema de Bibliotecas

O Sistema de Bibliotecas (Sisbi) é responsável em prover o acesso e uso da informação de forma eficiente e eficaz, subsidiando o ensino, a pesquisa e a extensão.

Órgão de Assessoramento Administrativo

Ouvidoria

A Ouvidoria é o órgão é responsável em receber, apurar a procedência e encaminhar reclamações, denúncias, sugestões ou demais manifestações que lhe forem dirigidas por membros das comunidades universitária e externa, referentes às atividades da UFVJM.

Órgão Técnico de Controle

Auditoria Interna

A Unidade de Auditoria Interna Governamental (UAIG) é o órgão técnico de controle responsável pela elaboração de seu Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT), devido e previamente aprovado pelo Conselho Universitário, considerando nesse planejamento, as estratégias, os objetivos, as metas da UFVJM, bem como os riscos a que está sujeita, além das expectativas dos auditados (tais como a alta administração e demais gestores) e a sociedade, de modo geral.

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis

Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) atua nas áreas de assistência estudantil, atenção à saúde, segurança do trabalho, esporte e lazer.

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração (Proad) tem por finalidade normatizar, coordenar, supervisionar, avaliar e controlar as atividades relativas à administração da Universidade.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é responsável por viabilizar a relação entre a universidade e a sociedade nas áreas de extensão e cultura.

Pró-Reitoria de Graduação

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) é responsável pela política do ensino de graduação e pelo gerenciamento do sistema acadêmico.

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) é responsável pelo planejamento e gestão administrativa de políticas de gestão de pessoas.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan) é responsável pela política de planejamento e desenvolvimento institucional, proposta orçamentária anual e gerenciamento da execução orçamentária e financeira.

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) é responsável pelas ações de pesquisa e pós-graduação, estimulando a produção científica e inovação tecnológica.

Assessoria de Meio Ambiente

Assessoria de Meio Ambiente (AMA) é responsável pelo descarte apropriado de resíduos, licenciamentos ambientais e arborização e paisagismo.

Assessoria de Assuntos Estratégicos

A Assessoria de Assuntos Estratégicos (AAE) é responsável em subsidiar a administração institucional com informações, reflexões e ações que corroborem com a sua gestão estratégica, contribuindo dessa forma para potencializar o cumprimento da visão, missão e valores institucionais.

Diretoria de Educação Aberta e a Distância

A Diretoria de Educação Aberta e a Distância (DEad) é responsável pela administração, coordenação didático-pedagógica e oferecimento de programas, cursos e projetos de educação aberta e a distância da UFVJM.

Diretoria de Comunicação Social

Diretoria de Comunicação Social (Dicom) realiza divulgação de atividades, produção de material gráfico de apoio a eventos, campanhas institucionais e preparação/apresentação de solenidades.

Diretoria de Relações Internacionais

Diretoria de Relações Internacionais (DRI) é o setor responsável pela política de internacionalização da universidade.

Diretoria de Tecnologia da Informação

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) gerencia os recursos tecnológicos necessários para adquirir, processar, armazenar e disseminar informações na UFVJM.