Iniciativas Institucionais

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) desenvolve anualmente suas atividades tendo em vista sua missão institucional no intuito de alcançar a visão de futuro estabelecida principalmente no Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021 e no Plano Estratégico Institucional 2021-2025, dentre outros documentos descritos abaixo

 

Plano de Desenvolvimento Institucional

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento base, o norte para que essa missão se torne realidade, encurtando cada vez mais a distância entre a universidade e a sociedade na medida em que define as diretrizes da UFVJM, a sua estrutura organizacional e as atividades acadêmicas e administrativas. Elaborado com base nas contribuições enviadas por diversos integrantes da comunidade universitária, esse documento apresenta um diagnóstico da instituição e estabelece os objetivos e as metas estratégicas para sua consolidação e desenvolvimento. Este documento também é de extrema importância para a administração da UFVJM, pois é uma ferramenta de planejamento estratégico e um instrumento de apoio às decisões dos gestores da instituição.

O novo PDI da UFVJM encontra-se em processo de construção com a participação de toda a Comunidade Universitária por meio dos seus representantes nas Comissões e Grupos de Trabalho. Essa construção abrange elementos como diagnóstico, análise de cenários, análise de relatórios e o estabelecimento de desafios futuros. Essas análises irão fornecer elementos para se estabelecer a missão, a visão de futuro e os valores da instituição para o período de 2022-2026. Acompanhe o trabalho da equipe que irá elaborar as políticas institucionais e as ações que nortearão o futuro da Instituição.

Confira o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFVJM 2017-2021.

 

Plano Estratégico Institucional 

A UFVJM precisa planejar o seu futuro para atingir os seus objetivos estratégicos, visando conquistar a melhor posição no ranking de avaliações tanto das universidades públicas de ensino superior mineiras quanto das brasileiras. Entretanto, sabemos que, de acordo com os nossos atuais indicadores de gestão, temos grandes desafios a serem superados por meio de trabalho em equipe, de controle interno e com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica e administrativa, passando pela implementação e execução de suas estratégias. Assim, o Plano Estratégico Institucional (PEI) é um produto do planejamento estratégico que traz os conteúdos relacionados à cadeia de valor, aos referenciais estratégicos (missão, visão e valores), ao mapa estratégico, ao conjunto de objetivos estratégicos, ao painel de indicadores e às metas estabelecidas para o monitoramento e a avaliação dos projetos estratégicos.

Confira o Plano Estratégico Institucional (PEI) da UFVJM 2021-2025.

 

Plano de Dados Abertos

O Plano de Dados Abertos (PDA), de acordo com o Decreto nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, é o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados, facilitando melhor entendimento e a sua reutilização. Os dados a serem disponibilizados deverão atender aos padrões mínimos de qualidade, de forma a facilitar o entendimento e a reutilização das informações. Sua elaboração vem ao encontro do disposto na Lei de Acesso à Informação (LAI), na Instrução Normativa da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) nº 4, de 13 de abril de 2012, que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Abertos, bem como aos compromissos assumidos pelo Brasil no âmbito do 2º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto, entre outros normativos que abordam o tema da transparência. A definição dos dados a serem disponibilizados partiu de uma análise dos dados mais solicitados pelos cidadãos através do SIC; das informações que a instituição já possuía em seu banco de dados e da tecnologia disponível para atender à demanda. Acesse os dados são inseridos paulatinamente no portal, mas a atualização de informações é contínua e permanente. Para consultar dados sobre alunos, servidores, despesas, concursos e outros assuntos relacionados à universidade.

Confira o Plano de Dados Abertos da UFVJM (PDA) 2018-2020.

 

Plano de Integridade  

O Plano de Integridade da UFVJM é fundamentado nos valores da ética, responsabilidade socioambiental, democracia, liberdade e solidariedade, bem como na visão e objetivos institucionais constantes no Estatuto, no Regimento Geral e no Plano de Desenvolvimento Institucional. O Plano de Integridade consolida formalmente o que a UFVJM já empreende para cumprir sua missão: produzir e disseminar o conhecimento e a inovação, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional, sustentando na ética, transparência e integridade a prestação dos serviços à comunidade interna e externa. Com a publicação do Plano de Integridade, a UFVJM manifesta-se comprometida em divulgá-lo, cumpri-lo, monitorá-lo e atualizá-lo regularmente, de modo a atender aos anseios do povo brasileiro.

Confira o Plano de Integridade da UFVJM 2021-2023.

 

Plano Diretor de Tecnologia da Informação

O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) é um importante instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de tecnologia de informação, utilizado como requisito obrigatório pela UFVJM para apoio dos gestores na aquisição de soluções de tecnologia da informação conforme preconiza a legislação vigente. O objetivo do PDTI é analisar a situação atual, levantar as necessidades de TI e suas prioridades e estabelecer metas a serem alcançadas com relação ao uso da TI na universidade, alinhando-as ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

O novo PDTI da UFVJM foi elaborado pela Comissão de Trabalho constituída pela Portaria nº 3.212, de 22 de outubro de 2019 (Processo SEI-UFVJM nº 23086.007192/2019-04) e aprovado pelo Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles Internos (CGIRC). O próximo e último passo para formalização do documento será a finalização do processo de revisão textual.

Confira o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) da UFVJM 2020-2022. 

Conheça outras documentações institucionais que compõem a base jurídica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).