Quem somos

A Ouvidoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), vinculada organizacionalmente à Reitoria e com jurisdição em todas as instâncias administrativas e acadêmicas da instituição, de acordo a Resolução Consu nº 7, de 12 de junho de 2015, é um órgão de assessoramento administrativo, principalmente no que concerne à comunicação com a comunidade, visando ao aperfeiçoamento das ações institucionais.

As ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às politicas e aos serviços públicos, prestados por qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública e, conforme o Decreto nº 9492, de 5 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, a partir de setembro de 2020, as reclamações, denúncias, sugestões, elogios ou pedidos de informação deverão ser registrados por meio da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR, que é o resultado da combinação entre o e-Ouv e o e-SIC.

Esta plataforma funciona de forma integrada com os órgãos da Administração Pública, facilitando o recebimento, análise e tratamento de manifestações de ouvidoria e pedidos de acesso à informação realizados pela sociedade e atuando no diálogo entre o cidadão e a instituição demandada, de modo que as manifestações decorrentes do exercício da cidadania provoquem contínua melhoria dos serviços públicos prestados.

Missão

Ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos tanto da comunidade interna quanto externa (solicitação de informação, reclamação, denúncia, elogio e sugestão) como demandas legítimas;

Reconhecer os cidadãos, sem qualquer distinção, como sujeitos de direitos;

Qualificar suas expectativas de forma adequada, caracterizando situações e identificando os seus contextos, para a Universidade possa decodificá-las como oportunidades de melhoria;

Responder aos membros da comunidade acadêmica (discentes, docentes e terceirizados) e cidadãos de um modo geral; e

Demonstrar os resultados produzidos, avaliando a efetividade das respostas oferecidas e elaborando relatórios gerenciais capazes de subsidiar a gestão universitária.

Em resumo, a Ouvidoria buscar produzir soluções para os cidadãos (comunidades interna e externa) e para Universidade ancoradas no valor fundamental da Democracia.

Objetivos

Os macro-objetivos da Ouvidoria é incentivar a participação social e o exercício da cidadania no ambiente universitário e reunir dados e informações sobre diversos aspectos da Universidade, com o fim de contribuir para o aprimoramento da gestão institucional da UFVJM.

A Ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.

Valores e princípios

A Ouvidoria Geral compartilha dos mesmos princípios expostos no Estatuto da UFVJM e demais regulamentos éticos da instituição, tais como: Liberdade de expressão, ensino e pesquisa, Pluralismo, Tolerância, Autonomia em relação aos poderes políticos, Justiça e Solidariedade e respeito à dignidade humana.

A Ouvidoria está comprometida também com os princípios da confidencialidade, imparcialidade, independência e informalidade prescritos pela International Ombudsman Association.