Conheça Unaí

Situado na mesorregião do Noroeste de Minas e na microrregião de Unaí, com área de 8.464 km², limita-se ao norte com os municípios de Cabeceira Grande, Buritis e Arinos; ao sul com Paracatu e Brazilândia de Minas; a leste com Dom Bosco, Natalândia, Bonfinópolis de Minas e Uruana de Minas, e a oeste com Cristalina (GO).

No século XIX, o fazendeiro Domingos Pinto Brochado instalou-se, junto com seus familiares, numa área perto do Rio Preto chamada Capim Branco. Em 1873, esse povoado foi elevado à categoria de distrito pertencente a Paracatu, com o nome de Rio Preto. Em 1923, o distrito teve seu nome alterado para Unaí, que é uma tradução, para a língua tupi, do antigo nome do distrito, Rio Preto. Em 1943, Unaí emancipou-se do município de Paracatu.

A localização de Unaí é privilegiada, uma vez que o município está inserido numa rede urbana formada por prósperas cidades, por exemplo Brasília e Paracatu.

Nos dias atuais, por um lado, do ponto de vista da geopolítica mineira, a área carece de maior vinculação com o estado, voltando-se para Brasília enquanto polo econômico e cultural. Por outro, vai definindo cada vez mais seu papel de forte expoente da agropecuária nacional, em razão das condições agroclimáticas favoráveis, à qualidade dos solos e ao nível de mecanização e adoção de modernas tecnologias de produção, principalmente nos municípios de Paracatu e Unaí.

Distância:

  • Belo Horizonte: 609.93 Km
  • Brasília: 170 Km
  • Diamantina: 548 Km
  • Janaúba: 614 Km
  • Teófilo Otoni: 964 Km