Palestra "Sofri assédio, e agora? Como identificar e lidar com o assédio sexual no meio acadêmico e no mercado de trabalho"

publicado 18/01/2023 13h30, última modificação 18/01/2023 14h30
25 de janeiro
Quando
18/01/2023 from 18h30 (America/Sao_Paulo / UTC-200)
Onde
Campus JK, Diamantina/MG
Adicionar evento ao calendário
iCal

Texto em destaque: A palestra com tema Sofri assédio, e agora? Como identificar e lidar com o assédio sexual no meio acadêmico e no mercado de trabalho será realizada no dia 25 de janeiro, às 18h30, no Auditório 106, no Campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A palestra contará com a participação da delegada da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, Kíria Orlandi. Essa palestra é uma iniciativa do projeto de extensão Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharia da UFVJM.

O projeto de extensão “Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharia” convida discentes, servidores e colaboradores da UFVJM para participar de palestra presencial que vai abordar um tema atual e relevante: “Sofri assédio, e agora? Como identificar e lidar com o assédio sexual no meio acadêmico e no mercado de trabalho”. 

Será na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, às 18h30, no Auditório 106, Campus JK - Diamantina. A palestra contará com a participação da delegada da Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, Kíria Orlandi, e haverá emissão de certificado de participação. 

A organização é das professoras do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) Anamaria de Oliveira Cardoso, Vivian Machado Benassi, Mônica Aparecida Valadão Cruvinel e Carolina Cruz Mendes Buosi, integrantes do projeto de extensão, e da delegada Kíria Orlandi. 

O evento é gratuito, porém é necessária inscrição para controle de participantes. Faça sua inscrição!

Importância do tema

De acordo com a organização do evento, pesquisas recentes mostram que o assédio sexual tem se tornado comum entre jovens de 12 a 31 anos até em escolas, principalmente, no Ensino Médio. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) apontam que, somente em 2021, foram ajuizados na Justiça do Trabalho mais de 52 mil casos relacionados a assédio moral e mais de 3 mil relativos a assédio sexual em todo o país, provando que tais violências são numerosas no mundo do trabalho. 

“Com isso, é fundamental que criemos locais de trabalho e estudo que sejam livres de violência. Reinventar o ambiente profissional e acadêmico inclui combater o assédio sexual!”, completa a professora Anamaria de Oliveira Cardoso, uma das organizadoras.

Conheça o trabalho do projeto de extensão “Para Marias e Teresas: incentivando meninas nas Ciências, Tecnologia e Engenharia” por meio de sua conta no Instagram.

 

O projeto tem registro (número 202203000329) como atividade de extensão na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM.