UFVJM lança nova plataforma que concentra dados produzidos na instituição

publicado: 08/11/2022 11h28, última modificação: 08/11/2022 12h28
Analisa UFVJM transforma dados em informações estratégicas e facilita tomada de decisão de gestores

Analisa UFVJM Informações estratégicas para tomada de decisão

Uma nova estrutura foi consolidada na UFVJM para reunir os diversos dados produzidos na instituição, transformá-los em evidências e informações e gerar relatórios e indicadores. Trata-se da plataforma Analisa UFVJM que, com esse conjunto, facilita a tomada de decisão pelos gestores da universidade.

A nova plataforma foi desenvolvida conjuntamente pela Superintendência de Tecnologia e Informação (STI) e a Diretoria de Governança Institucional (DGI), contando ainda com a colaboração do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC).

“A visualização dos dados de forma intuitiva e lógica nos nossos sistemas institucionais de maneira integrada é cada vez mais importante para apoiar o planejamento, monitoramento, execução e controle das atividades realizadas na universidade. Isso possibilita oferecer respostas mais céleres à auditoria interna e aos órgãos de controle externo, bem como prestar contas à comunidade interna e externa sobre os serviços oferecidos na instituição”, explicam os organizadores.

Dados abertos, painéis e relatórios

Dados abertos Acesse dados e informações públicas da UFVJM Painéis. Acesse painéis públicos com insformações sobre a UFVJM Relatórios. Acesse relatórios privados com insformações detalhadas

Analisa UFVJM é, portanto, uma plataforma confiável de apoio à análise de dados, com evidências lógicas para uma tomada de decisão segura e indicadores e relatórios com série histórica que permitem fazer uma projeção de futuro.

Para isso, disponibiliza dados abertos de maneira integrada; painéis com indicadores quantitativos e gerenciais em tempo real que fornecem uma visão macro de informações sobre um determinado assunto; e relatórios restritos ao trabalho interno dos servidores da instituição com informações personalizadas e atualizadas diariamente.

Boas práticas

Devido à sua importância, a plataforma Analisa UFVJM foi citada no veículo de comunicação “Comunidade de Colaboração - Gestão e Governança das IFEs”, do Tribunal de Contas da União (TCU), como um modelo de boas práticas.

Conheça a plataforma Analisa UFVJM.

Por Diretoria de Comunicação Social